Sandro Mendonça


Professor Auxiliar 
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Telefone: 217 903 446
Email:   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sandro Mendonça é licenciado em economia pelo ISEG-UTL e Doutorado pelo SPRU, University of Sussex com uma tese em história económica. O seu trabalho tem incidido sobre economia da inovação, política industrial e prospectiva estratégica.  

Tem publicado nas principais revistas científicas internacionais das suas áreas de trabalho e os seus resultados têm sido citados em vários manuais académicos de referência e bem como utilizados por diversas organizações internacionais, entre estas as Nações Unidas, a Comissão Europeia e o Senado dos Estados Unidos.

Leccionou na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tem colaborado ao nível pós-graduado com várias outras instituições, entre estas nas áreas dos estudos militares e de paz no Instituto de Estudos Superiores Militares e na Universidade Autónoma de Lisboa.

É "Fellow" do German Marshall Fund of the United States e foi "Visiting Fellow" do King's College, Londres, em 2012. É membro da Comissão Executiva do OberCom (Observatório da Comunicação) e do Comité de Gestão do ENCoRe (European Network for Conflict Research).

Colabora há vários anos com a COTEC (Associação Empresarial para a Inovação) e com o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Tem actuado como perito junto da European Science Foundation, do European Research Council e da NATO. Tem trabalhado como consultor para empresas privadas (portuguesas e estrangeiras), associações empresariais (de enfoque sectorial) e instituições sem fins lucrativos (entre estas a Fundação Calouste Gulbenkian). Actualmente desenvolve trabalho para o CEN (Comité Europeu de Normalização) e para o IHMI (Instituto para a Harmonização do Mercado Interno). É perito junto da OCDE (membro da “virtual task force for policies related to the measurement of the Internet Economy”) e irá iniciar uma colaboração com a UNESCO (Section of Foresight, Bureau of Strategic Planning).

Áreas de interesse:
Análise da dinâmica de violência em cenários de conflito
Indústria e comércio de armamento
Inovação e tecnologia