Cátia Miriam Costa

Cátia Miriam Costa é investigadora no Centro de Estudos Internacionais (ISCTE – Instituto Universitários de Lisboa). É co-coordenadora do projeto DaST (Design a Sustainable Tomorrow) nas áreas de comunicação, relações públicas e contactos internacionais. É colaboradora do Centro para a Filosofia das Ciências – Universidade de Lisboa.

Submeteu o seu doutoramento: o seu tema é a análise semiótica de discurso. Em simultâneo, tem desenvolvido uma actividade intensa na área do terceiro sector e na área dos investimentos.

Tem colaborado intensamente com núcleos e redes de investigação em ciências sociais e políticas e comunicação. Ao nível internacional: CEIBA (Catalunha), “Ars, Cultura y Desarrollo” (Valência), Kairos-Chairo (programa ibero-americano de comunidades, línguas e desenvolvimento sustentável), The Human Geography Research Group (Universidade de Aberdeen), a rede “Appearance Matters” (rede apoiada pela European Science Foundation). Ao nível nacional: IICT (Instituto de Investigação Científica Tropical), Centro de Estudos Ibéricos, Centro de Estudos dos Povos e Culturas (Universidade Católica) e Instituto Internacional Casa de Mateus.

Ao nível do ensino desenvolve ou desenvolveu actividades pedagógicas com as seguintes instituições: European Foundation Centre, Asociación del profesorado de português de Extemadura, Associação de Jovens Jornalistas, INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, ISCEM – Instituto Superior de Comunicação Empresarial, entre outras.

Tem mantido uma significativa atividade profissional ligada ao terceiro sector. Colaborou com várias organizações e instituições: Fundação Oriente, Institut Catalunya África, CaixaForum, Instituto Universitario de Desarrollo y Cooperación de la Universidad Complutense de Madrid, a organização não-governamental Criat-T, associação cultural Makala e o OberCom – Observatório da Comunicação.

Tem sido comentadora nos canais Económico TV, TVI24 e SIC Notícias. Desenvolve, também, atividades de consultoria científica para instituições internacionais. É colunista semanal no jornal Oje, desde Março de 2014 e colabora assiduamente com o Diário Económico.

 

Publicações:

“A Europa e os votos”, Oje, 28 de maio de 2014,  http://www.oje.pt/pt/a-europa-e-os-votos