Manuela Júdice


Secretária Geral da Casa da América Latin

É Licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Atualmente é a Secretária Geral da Casa da América Latina e dirige o Gabinete Lisboa Encruzilhada de Mundos (GLEM).

Tradutora profissional com ampla experiência na Comissão Interministerial do Café (1974), no Estado Maior General das Forças Armadas (1975), e Especialista de Documentação e Informação no CDI dos CTT (1982 a 1985).  

Foi Diretora da biblioteca da União Postal Universal, em Berna, Diretora do serviço de conferências da União Postal Universal e também Diretora do Centro de Documentação do Congresso Postal de Washington. Agiu como coordenadora da Cooperação Postal na Direção de Relações Internacionais dos CTT.  Responsável da Casa Fernando Pessoa, Câmara Municipal de Lisboa e Vice-Presidente da Casa da América Latina ( 2008-2011).

Comissária em várias manifestações da exposição e encontros artísticos:

- Manifestação “Fernando Pessoa/Octávio Paz”, Museu da Fundação Franz Meyer, Cidade do México, organizada por ocasião da visita oficial de S.Exª. o Senhor Presidente da República Dr. Jorge Sampaio ao México.
- Manifestação “Portugal – La Mirada Cercana” a convite da Diputación Provincial de Córdoba.
- Manifestação “Portugal País Convidado de Honra” do Festival de Skopje - República da Macedónia.
- Comissária dos Encontros de Poesia, “No Cais da Poesia”, patrocinados pela Universidade do Algarve.
- Comissária dos “Encontros Culturais das Avenidas Novas” organizado pela Oficina Criativa.
- Comissária do Colóquio “A Saudade na Lusofonia” realizado pela Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e pela Fundação Paço D’Arcos.