2ª edição (2016) - Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação

Apresentação

A 2ª edição do curso de especialização de Comunicação Visual de Informação, que decorreu entre outubro e dezembro de 2016, permitiu o desenvolvimento de competências nas áreas da Visualização de Dados, Estatística e Análise de Dados, Jornalismo de Dados, Design de Informação e Mapas Temáticos/Estatísticos.

A 2ª edição apresentou-se com três unidades curriculares, mais uma do que a edição anterior, o que possibilitou um maior desenvolvimento da área de design de informação e de jornalismo de dados, sempre na perpetiva de interação entre diferentes áreas temáticas. Nesta segunda edição a dimensão prática foi acentuada e os participantes reconheceram as vantagens desta abordagem.

Nesta edição estiveram presentes estudantes provenientes da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Banco de Portugal, Autoridade Tributária, Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, entre outras organizações. O grupo de trabalho também pode contar com investigadores, doutorandos e profissionais independentes com um objeto de interesse comum: a visualização de informação.

Como resultado do processo de aprendizagem, os participantes conceberam um produto de divulgação de informação quantitativa e qualitativa, sob o formato de um poster informativo, onde foi privilegiada a síntese e a organização estruturada da informação.

Os trabalhos foram desenvolvidos com equipas multidisciplinares de participantes, em função da sua área de formação e experiência profissional, fomentando a partilha de experiência e complementaridade de aprendizagens. Após a sua conclusão, foram expostos publicamente no ISCTE-IUL. Uma vez mais, estes trabalhos foram muito apreciados pelos públicos, internos e externos, correspondendo às elevadas expetativas que a 1ª edição do curso já tinha construído.

Trabalhos finais realizados na 2ª edição do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação:

          



 

Para além deste trabalho, os alunos desenvolveram individualmente um trabalho de construção de mapas, com recurso a software adequado.

Exemplos de outros trabalhos realizados, no âmbito de aulas práticas:


Como parte integrante do curso forma realizadas duas aulas abertas, Master Class, com apresentação e discussão de temas de visualização com especialistas convidados:

    


 

 

 

 

 

 


 












Imprimir em PDF