Pós-Graduação em Organização e Inovação em Media e Novos Media

Apresentação


Executive Media Management
A Pós-Graduação em Organização e Inovação nos Media e Novos Media pretende replicar na área do Media Management as dinâmicas que caracterizam as ofertas de MBA, aplicando-as ao mundo da comunicação social, novos media, telecomunicações, start-ups jornalísticas e redes sociais.

Competências avançadas e diferenciadoras
Numa paisagem mediática cada vez mais omnipresente, complexa e competitiva, pretendemos focar-nos no desenvolvimento de talento, contribuindo para que os profissionais possam alcançar funções executivas de topo em organizações de media nacionais e internacionais.

Os profissionais de media e as empresas do setor estão unidas na necessidade de adquirir as competências e saberes estratégicos, comerciais e de gestão para poderem desenvolver-se e prosperar num mercado sujeito a mudanças tão fundamentais que mais se assemelham a uma revolução. A nossa oferta letiva está concebida para suprir essa necessidade, capacitando líderes para a inovação e com as ferramentas necessárias para lidar com os novos e complexos desafios tenológicos, de comportamento do consumidor e de modelos de negócio em profunda mutação.

O grande objetivo da nossa oferta letiva é capacitar os profissionais com as competências indispensáveis para assumir posições de liderança nas organizações de media, através da criação de valor e da inovação aplicada. A Pós-Graduação vai permitir aos profissionais identificar problemas estratégicos e operacionais, analisar oportunidades, compreender os mercados de media nacional e internacional e desenvolver capacidades de previsão e planeamento que permitam compreender e responder à mudança. Além da capacidade de gestão de projetos de media complexos, os alunos também terão os saberes para desenvolver estratégias de media e destacar-se na liderança e implementação prática.

Ensino e corpo docente de excelência
A Pós-Graduação reúne um vasto leque de professores e conferencistas com larga experiência de gestão e consultadoria no setor em Portugal e Internacionalmente, tanto do ISCTE-IUL como profissionais de referência nos media e novos media, com o objetivo de combinar uma perspetiva estratégica com uma visão abrangente e crítica.

No decorrer da Pós-Graduação os alunos irão ter uma visão integrada da gestão de media e materializar a ligação entre a teoria e a prática, fatores fundamentais para o quotidiano de executivos e gestores de media. Os métodos de ensino-aprendizagem têm como base o estudo de casos práticos e incluem exercícios em aula e projetos concretos, a realizar de forma individual ou em equipa. O objetivo é desenvolver de forma constante e cumulativa os saberes dos participantes em desenvolvimento criativo de projetos e planeamento e gestão de negócios de media.

Skills e Unidades Curriculares inovadoras
A PG irá desenvolver hard skills e soft skills de gestão avançada de media, promover a interação e networking com líderes nas empresas de media a atuar em Portugal, e desenvolver competências para uma melhor gestão da carreira, recorrendo a conteúdos inovadores e experimentação aplicada. O curso é composto por 10 Unidades Curriculares, nomeadamente, Estratégia e Desenvolvimento Organizacional para os Media; Economia e Sistema dos Media; Informação Financeira e Tomada de Decisões; Gestão Estratégica de Recursos Humanos nos Media; Pesquisa Social para a Gestão dos Media; Media, Propriedade Intelectual e Abertura; Jornalismo Empreendedor; Gestão de Redes Sociais e Audiências.

Obtenção do grau de Mestre
A conclusão da Pós-Graduação constitui uma entrada possível para a obtenção posterior do grau de Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação do ISCTE-IUL, através da solicitação da equivalência ao 1.º ano do Mestrado e a candidatura à frequência do 2.º ano.

Inovação no ensino da gestão e organização para os media
O conceito-chave da Pós-Graduação assenta na gestão estratégica da indústria dos media, contextualizada no âmbito da comunicação das/nas/para as organizações, conjugada com a análise dos media  nas práticas dos profissionais e dos consumidores.

Por gestão estratégica dos media entende-se a multiplicidade de instrumentos de que as organizações empregam - tais como comunicação, publicidade, arquitetura de marcas, e-marketing e redes sociais -, para mobilizar o apoio do público e assim atingir objetivos concretos que asseguram a legitimidade corporativa e a competitividade comercial.

Por análise dos media entende-se a compreensão reflexiva dos enquadramentos económico, organizacional, jurídico e cultural em que as indústrias dos media operam. Atendendo à evolução permanente da indústria dos media, distinguindo-se esta pela digitalização e globalização em rede, há que examinar as dinâmicas da produção de comunicação.

 


Destinatários

A Pós-Graduação em Organização e Inovação em Media e Novos Media destina-se a profissionais ou futuros profissionais interessados em desenvolver as suas competências nas áreas da gestão, organização e inovação nos media e novos media. Independentemente da sua experiência, são destinatários todos os profissionais que pretendam envolver-se num processo de transformação e evolução intensa, estimulante e exigente. O objetivo é aumentar as suas competências concetuais e práticas na liderança estratégica e gestão de inovação, tão necessárias para o desenvolvimento de qualquer negócio relacionado com o mundo mediático.

Seleção dos candidatos

A seleção dos candidatos é feita com base no seu curriculum escolar, profissional, carta de motivação e entrevista (presencial ou via Skype).


Coordenação

Gustavo Cardoso

Equipa Docente

Gustavo Cardoso(ISCTE-IUL); Caterina Foà (ISCTE-IUL); Claudia Alvares (ECREA); David Levy (OxReuters); Emanuel Gonçalves (Milenar); Francisco Pedro Balsemão (IMPRESA); Gonçalo Reis (RTP); Helena Barbas (Marktest); João Ferreira Pinto; José Luís Ramos Pinheiro (RCom); João Palmeiro (API); Jonathan Taplin (USC Annenberg);
Luís Amorim (Confina); Luís Sobral; Miguel Crespo (ISCTE-IUL); Martim Avillez Figueiredo (ISCTE-IUL); Mário Vaz (Vodafone); Miguel Gil (PRISA); Nelson Ramalho (ISCTE-IUL); Nuno Artur Silva (RTP e Produções Fictícias); Lucy Kung (OxReuters); Pedro Miguel Ferreira Lopes (SP Televisão); Pedro Ferreira (ISCTE-IUL); Ricardo Tomé (Media Capital Digital); Rosa Cullel (MEDIA CAPITAL); Rui Grilo (Microsoft Portugal); Sandro Mendonça (ISCTE-IUL); Teresa Marques (Agência LUSA); Vera Pereira (Fox Networks Group Iberia); Paulo Neves (Portugal Telecom); Filipa Pinheiro Martins (SAPO-MEO); Luís Soares (ISCTE-IUL)


Programa

A Pós-Graduação é composta por 10 unidades curriculares:

1.ºSemestre:

Estratégia e desenvolvimento organizacional para os Media;
Economia e Sistema dos media;
Informação Financeira e Tomada de Decisões;
Gestão Estratégica de Recursos Humanos nos Media;
Optativa 1.

2.º Semestre:

Pesquisa Social para a gestão dos media;
Media, Propriedade Intelectual e Abertura;
Jornalismo Empreendedor;
Gestão de redes sociais e audiências;
Optativa 2.


Data de realização

Não se realiza no ano letivo 2017/2018

Calendário letivo de 2017-2018

1.º Semestre

Duração

04-09-2017 a 10-02-2018

Período de aulas

12-09-2017 a 22-12-2017

Férias de Natal

23-12-2017 a 02-01-2018

Avaliações

03-01-2018 a 10-01-2018

2.º Semestre

Duração

14-02-2018 a 30-06-2018

Período de aulas

14-02-2018 a 30-05-2018

Férias de Carnaval

12-02-2018 a 13-02-2018

Férias da Páscoa

26-03-2018 a 02-04-2018

Avaliações

01-06-2018 a 30-06-2018


Horário

Pós-Laboral

Custo

O valor do curso é de € 2500,00 (podendo ser pago em prestações) ao qual acresce o valor de inscrição (30,00€) e de candidatura (50,00€).

Candidaturas

O número de vagas deste curso é de 25. Este número poderá ser revisto em função do número de candidaturas.

 As candidaturas para o ano letivo 2017/2018 decorrem de 15 de fevereiro a 03 de julho de 2017, realizam-se em Candidaturas online de acordo com as seguintes fases:

Fase

Período de Candidatura

Matrículas e Inscrições

1

15 de fevereiro a 02 de maio

15 a 19 de maio

2

23 de maio a 03 de julho

17 a 21 de julho

     

Consulte os critérios de seleção e seriação.

Consulte os resultados:

1.ª fase
2.ª fase

Para mais informações
IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 1W7, 1649-026 Lisboa
Horário: de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00
Correio eletrónico - geral.ipps@iscte.pt
Telefone - 210 464 021




Imprimir em PDF