O programa avançado foi concebido de modo a proporcionar aos estudantes conhecimentos de diagnóstico estratégico do desenvolvimento local, de políticas sectoriais de escala autárquica e de áreas funcionais da administração do Estado. A estrutura do curso permite enfatizar diferentes dimensões destes conhecimentos em função das necessidades e preferências específicas de cada autarquia e dos seus técnicos e dirigentes.
Um aspeto estruturante do programa consiste no desenvolvimento de competências e de projetos em parceria, tendo em vista a resposta a problemas e desafios específicos de cada município. Este aspeto constitui um elemento central da UC obrigatória e deverá ser transversal às diferentes atividades do programa.
Trata-se de um programa ancorado numa única unidade curricular obrigatória - Parcerias para a ação no território e projetos de desenvolvimento - que tem como objetivo proporcionar a realização de projetos locais, transversais a diversos departamentos das autarquias. A esta unidade juntam-se outras quatro unidades de desenvolvimento conceptual ligadas às autarquias - que devem ser escolhidas pelo diretor do programa nomeado pela autarquia que organiza a formação. Deve ainda ser escolhida uma unidade de competências transversais tipicamente associada ao desenvolvimento de soft-skills.
Trata-se de um programa destinado a ser lecionado nas autarquias, dotado de grande flexibilidade curricular.
Primeira edição com inicio em 18 de janeiro 2019, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro.
As estatísticas na definição e avaliação de políticas públicas
Procedimentos de benchmaring internacional
Sistema Estatístico Nacional: Instituto Nacional de Estatística e órgãos de competências delegadas
Medidas de políticas públicas e avaliação: articulação nacional e internacional (UE, Eurostat, OCDE, agências das Nações Unidas)
Áreas específicas de formulação de políticas públicas e respectivo suporte estatístico de decisão e avaliação: Educação e Formação, Saúde, Emprego, Protecção Social, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ambiente, Cultura
Políticas públicas e investigação em ciências sociais: inputs, outputs e avaliação crítica
Modernização Administrativa e Modelos de Gestão Pública
Programa
Reforma do Estado e Tendências na Administração Pública. Principais Modelos
Modelo de Reforma da Gestão Pública: Sistema Político, Sistema Administrativo e Processo de Decisão
Trajetórias de Modernização e Reforma dos Recursos Humanos: Liderança, Recrutamento e Seleção
Processos de NGP e principais reformas: Reformas estruturais (Coordenação Vertical e Horizontal), Reformas de Gestão (Devolução, Delegação e Autoridade) e Reformas de Contenção
Funções e Técnicas de Gestão Política: Mobilização de Apoios e Legitimidade. Prestação de Contas. Promoção, Negociação e Liderança. Transparência
Funções e Técnicas de Gestão Operativa na AP: Serviços Partilhados. Capacidade legal, financeira, material e humana
Resultados das Reforma na Administração Pública: Sustentabilidade, Controlo Direto, Uniformidade, Responsabilização
Inteligência Económica e Fiscal. Análise de Risco. Controlo interno e Auditoria. 9. Parcerias Público-Privadas, Privatização e Municipalização
Tipos de relatório: identificar os formatos básicos
Elementos da estrutura de um relatório técnico
Características de um texto técnico: objectividade, clareza
Técnicas de comunicação escrita: como tornar um texto conciso, pertinente e claro
Organização das ideias: como favorecer a compreensão da mensagem e destacar a informação essencial; como sintetizar eficazmente
Regras básicas para garantir a qualidade gramatical do relatório (ortografia e estrutura sintáctica)
Erros a evitar: ambiguidade, chavões, tautologias, coloquialismos. - Respeitar as fontes de informação, como e quando citar, como parafrasear, referências.
Como utilizar software de processamento de texto e de apresentações na elaboração de relatórios técnicos.
Quão boa é a gestão do seu tempo? - Refinar a estratégia de acordo com o perfil comportamental - Reconhecer a Procrastinação.Porque procrastinamos
Gestão do Tempo e Objectivos de Vida - Análise do meio envolvente e das características pessoais - Definição de objectivos de acordo com as várias áreas da vida - Regras para a elaboração de objectivos
Estabelecer Prioridades - Importância VS Urgência - Criar e manter um espaço de trabalho produtivo - Ajustar competências de organização com a tecnologia
Conhecer os Desafios à Gestão do Tempo - Comunicar estrategicamente para atingirresultados - Defender o dia de interrupções - Tomar decisões rápidas e acertadas
A importância dos outros para uma gestão de tempo eficaz - Perfis comportamentais - Gestão das expectativas dos outros
A importância das características pessoais - Estratégias de auto-motivação - Locus de controlo - Auto-confiança e auto-estima
Redes sociais: o que permitem? Objectivos de exposição online. Procedimentos antes de entrar. Meios para alcançar objectivos através das redes sociais
Os diferentes tipos de redes sociais: Sociais e Profissionais. Caracterização das diferentes redes. Conhecer a heterogeneidade de comportamentos nas redes sociais. Redes abertas e redes fechadas
Escolha das redes sociais. Como seleccionar a rede adequada aos objectivos estabelecidos. Como definir um plano estratégico de social media
Competências relacionais. Conteúdo, informação e suportes. Networking. Estratégias individuais na gestão das redes. Virtual vs Real. Utilização do Media ? Áudio e Vídeo. Mediação de resultados (da exposição, dos objectivos alcançados, do interesse que suscita uma pessoa na rede)
Nuno Alexandre de Almeida Alves Raul Manuel Gonçalves Lopes Pedro Miguel Alves Felício Seco da Costa José Manuel Esteves Henriques João António Salis Gomes David Alexandre Correia Ferraz Generosa Gonçalves Simões do Nascimento Maria Antónia Jorge de Jesus Sérgio Vital Braz Caramelo Joana Celeste Dias Alexandre Filomena Maria Nogueira da Silva de Almeida Joaquim Eduardo Simões e Silva João Paulo Carvalho Aragão Pina Helena Maria Belchior Campos Costa Lourenço Rocha Filomena Maria Nogueira da Silva de Almeida Joaquim Eduardo Simões e Silva Nélia Susana Dias Alzira da Conceição Silva Duarte Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão Cardoso Sérgio Miguel Carneiro Moro
Datas de inscrição
Sob-negociação
Testemunhos
A primeira edição aconteceu em 2019 na Câmara Municipal do Barreiro. O que disseram os formandos:
"A frequência da pós-graduação adicionou uma dimensão extra na minha carreira, tendo permitido a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nas áreas em estudo" - Susana Maia
"A Pós- Gradução em Desafios Autárquicos contribuiu muito positivamente na minha relação com a Cidade, pois permitiu-me desenvolver uma visão multidisciplinar e integradora sobre o território. Os problemas de outrora passaram a ser desafios e oportunidades a explorar." - Carla Correia, Técnica da Divisão de Resíduos e Higiene Urbana
"Este curso fez-me conhecer a verdadeira cidade, em todas as suas vertentes. Agora, vivo-a e sinto-a em toda a sua plenitude. Obrigada a esta pós-graduação!" - Paulo Pires Santos, Chefe de Divisão de Recursos Humanos
"A produção de conhecimento que faz falta para o meu desenvolvimento pessoal" - Maria Ireno Pinto, Chefia Intermédia, Gabinete de Trânsito, Frota, Equipamento e Logistica
"Novos desafios com maior conhecimento e desenvolvimento sustentado" - Manuel Landum, Chefia Intermédia, Gabinete de Informática e Novas Tecnologias
“Esta pós graduação possibilitou a partilha e o confronto de ideias, práticas e métodos de trabalho fortalecendo a cooperação intersetorial entre os dirigentes da Câmara Municipal do Barreiro, permitindo criar melhores sinergias entre as diferentes áreas de intervenção. Com base num programa curricular riquíssimo e inovador foi possível o reconhecimento e a validação de conhecimentos, competências e aptidões permitindo, também, pensar e falar sobre as potencialidades da nossa cidade de forma global e estratégica” - Maria Joao Simões, Chefe da Divisão de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
“A Pós-Graduação em Desafios Autárquicos e Desenvolvimento Local, permitiu-me aprofundar conhecimentos sobre a forma de observar, refletir e agir, sobre o território e, nomeadamente, no âmbito das minhas competências, como intervir, de modo a torná-lo um lugar melhor para se viver. Agradecer ao IPPS – ISCTE pela realização desta Pós-Graduação, ao corpo docente pelo ensinamento transmitido e à Câmara Municipal do Barreiro por me ter proporcionado esta oportunidade.” - Ricardo Ferreira, Chefe de Divisão Financeira e Patrimonial da Câmara Municipal do Barreiro
"Aproveitar as forças conjugadas da universidade e da municipalidade foi um privilégio. São reflexões, experiências e conhecimentos que ficam como ferramentas para ambicionar e concretizar uma (so)ci(e)dade melhor" -Rita Isidro, Diretor de Departamento, Departamento de Águas e Higiene Urbana, Câmara Municipal do Barreiro
"Esta Pós Graduação veio fortalecer laços e reforçar a equipa nas suas competências e trabalho conjunto para o desenvolvimento da Cidade." - Ana Correia, Chefe da Divisão de Obras Municipais, Estudos e Empreitadas, CM Barreiro