Avaliação Formativa: Teorias e Práticas

Resumo

O curso pretende (re)pensar as práticas pedagógicas e do próprio funcionamento da organização escolar na avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens como um processo de práticas ajustadas às novas orientações curriculares, na aferição de critérios de avaliação e na construção de instrumentos adequados à avaliação, sobretudo de valores e atitudes. Pretende-se dar a possibilidade aos docentes de aprofundarem, (re)criarem e aperfeiçoarem modelos, instrumentos e técnicas de Avaliação Formativa.
 
Objetivos
  1. Descrever e comparar os principais conceitos de avaliação formativa.
  2. Relacionar as principais características da experiência ótima (flow) com a criação de instrumentos de avaliação formativa com qualidade.
  3. Relacionar os pressupostos da Teoria da Motivação Temporal com a criação e aplicação de instrumentos de avaliação formativa.
  4. Identificar, experimentar e analisar variados modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa: trabalho colaborativo, portfólio, relatório, testes e exercícios com medidas quantitativas de referência criterial, teste em duas fases, o comentário enquanto feedback de qualidade, tarefas autênticas, processo de pergunta/resposta, autoavaliação, o erro enquanto processo produtivo de conhecimento, as rubricas.
  5. Analisar e avaliar as práticas individuais de avaliação formativa.
  6. Conceber e apresentar planos de aula que integrem a prática da avaliação formativa.
  7. Conceber e apresentar organizações pedagógicas dos apoios educativos que permitam o aprofundamento de práticas de avaliação formativa.

Metodologia

A ação tem um caráter teórico-prático em que assumem particular importância nas metodologias ativas e participativas que possibilitem a aquisição dos conceitos fundamentais e levem à apropriação de modelos, técnicas e à criação de instrumentos de avaliação formativa.

  • Exploração, em pequenos grupos, de textos teóricos sobre os conceitos de avaliação formativa.  
  • Partilha e debate sobre experiências individuais relativas às práticas avaliativas.
  • Exploração, em pequenos grupos, de modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa.
  • Esclarecimento teórico sobre informações e conceitos, sempre que necessário.
  • Apresentação individual de um plano de aula que inclua práticas de avaliação formativa.

Áreas temáticas

  • Educação Psicologia

ECTS

6 ECTS
Curso certificado pelo CCPFC - Registo: CCPFC/ACC-93666/18 | Nº Créditos Progressão de Carreira: 0.8. Válidos até: 13-11-2020

Vagas

30

Destinatários

  • Professores do Ensino Básico e Secundário. Curso disponibilizado para Agrupamentos e Escolas

Requisitos

  • Professores a designar pelo Agrupamento Escolar/Escola

Preço

Curso completo: 2.500,00 (preço do curso para um grupo até 30 formandos lecionado nas instalações do Agrupamento Escolar/Escola)

Plano Curricular

UNIDADE CURRICULAR

Horário

21 horas presenciais (horário a acordar com o Agrupamento Escolar/Escola)

Equipa docente

Coordenação

Cecília Aguiar

Teodolinda Magro

Datas de Candidatura

A combinar com cada Agrupamento Escolar/Escola

Lecionado em Português

  • Ensino Presencial no Iscte