Resumo
O curso que se propõe dinamizar tem o objetivo de capacitar o corpo docente do ensino básico e secundário para compreender o papel das práticas de observação de aulas entre pares como meio de melhorar a performance individual e organizacional, o bem estar e a satisfação profissional e, consequentemente, os resultados académicos dos alunos. Insere-se nas leituras da investigação (e.g., Coimbra, Marques, & Martins, 2012; Gaspar, Seabra, & Neves, 2012; Pawlas, & Oliva, 2007) que expressam a necessidade dos professores terem oportunidades de desenvolvimento profissional através do trabalho colaborativo interpares e num processo dialógico, entre observador e observado, para interpretar o agir pedagógico de forma sustentável, com vista ao (re)pensar e inovar das práticas pedagógicas e à melhoria dos resultados dos alunos.
Objetivos
- Apropriar o conceito de supervisão/intervisão pedagógica, na forma de trabalho colaborativo
- Conhecer dinâmicas de supervisão/intervisão pedagógica
- Conceber estratégias de supervisão/intervisão que permitam (re)pensar as práticas pedagógicas
Metodologia
As sessões da ação serão dinamizadas através de uma abordagem teórica e prática, com recurso a exposições teóricas e teórico-práticas. Concretamente, com debate de ideias, exercícios práticos e trabalhos de grupo.
Áreas temáticas
- Educação Psicologia
ECTS
6 ECTS
Curso certificado pelo CCPFC - Registo: CCPFC/ACC-93666/18 | Nº Créditos Progressão de Carreira: 0.8. Válidos até: 26-03-2021
Destinatários
- Professores do Ensino Básico e Secundário. Curso Disponibilizado para Agrupamentos e Escolas
Requisitos
- Professores a designar pelo Agrupamento Escolar/Escola
Vagas
- Professores a designar pelo Agrupamento Escolar/Escola
Vagas
30
Plano Curricular
Preço
Curso completo: 2.500,00€ (preço do curso para um grupo até 30 formandos lecionado nas instalações do Agrupamento Escolar/Escola)
Horário
21 horas presenciais (horário a acordar com o Agrupamento Escolar/Escola)
Datas de Candidatura
A combinar com cada Agrupamento Escolar/Escola