FORGEP - Curso de Formação em Gestão Pública - 2021/2022

Contactos

Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I)
Gabinete 2SE3
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Segunda-feira:
10h-13h
Terça a sexta-feira:
10h-13h | 14h30-18h

Resumo

O contexto da Administração Pública é de mudança, marcado pela globalização e pelos avanços tecnológicos: a utilização crescente da inteligência artificial e da robótica, o reforço da capacidade preditiva das organizações pela análise massiva de dados, a emergência do “cidadão digital”, a crescente preocupação em melhorar as políticas públicas e a relação do cidadão com os serviços públicos. Neste quadro, os titulares de cargos de direção intermédia da Administração Pública Central são atores essenciais, necessitando de compreender os benefícios, riscos e tendências, de forma a antecipar a mudança e gerir os desafios, assumindo uma liderança orientada para a inovação.

No final deste Curso de Especialização, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências:

  • Conhecer os conceitos teórico-práticos atuais e aplicá-los à gestão pública;
  • Liderar equipas e pessoas no ambiente de incerteza e complexidade em que atuam as organizações na sociedade atual;
  • Utilizar instrumentos e ferramentas que contribuam para o desenvolvimento dos processos de modernização administrativa, no contexto da transição digital.

O Curso baseia-se na metodologia do project-based learning, sendo que o objetivo é a criação de um projeto de modernização administrativa. Este projeto será realizado em grupos de trabalho, com acompanhamento em sessões tutoriais no final de cada área curricular.

O Curso é composto por 120h de aulas presenciais e 60h de trabalho autónomo em e-learning.

O Curso destina-se exclusivamente a dirigentes intermédios da Administração Pública Central, devendo fazer prova através da nomeação em Diário da República e Declaração do Departamento de Recursos Humanos da entidade.

PANDEMIA COVID-19

Devido à situação de Estado de Emergência provocada pela Pandemia de COVID-19, o curso será integralmente lecionado no modo presencial, em ambiente digital.

[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto

Vagas

30

Destinatários

  • Titulares de cargos de direção intermédia da Administração Pública Central ou equiparados (candidaturas da Administração Pública Local não serão aceites)

Requisitos

  • Nomeação para o cargo em Diário da República
  • Declaração do Departamento de Recursos Humanos da entidade

Preço

  • Propina completa: 1.350,00 (podendo ser pago em prestações) ao qual acresce o valor de candidatura (25,00€) e de inscrição (10,00€).

ESTRUTURA DE DESCONTOS

  • Alunos do Iscte - 20% no valor total da propina
  • Sócios do Clube Alumni (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube)  - 10% no valor total da propina
  • Trabalhadores dos associados do IPPS-Iscte - 20% no valor total da propina
  • Pronto pagamento do valor total da propina - 5% no valor total da propina (acumulável com outros descontos)

Plano Curricular

O Curso estrutura-se em torno de quatro grandes áreas de acordo com os seguintes planeamentos:

Horário

Data de realização

18.ª Edição: 21 setembro 2021  - 29 janeiro 2022 (Candidaturas abertas)
19.ª Edição: 22 novembro 2021 - 22 março 2022 (Candidaturas abertas)
20.ª Edição: 11 janeiro 2022 - 28 abril 2022 (Candidaturas abertas)
21.ª Edição: 02 março 2022 - 09 junho 2022 (Candidaturas abertas)
22.ª Edição: 12 abril 2022 - 21 julho 2022 (Candidaturas abertas)

Equipa docente

Coordenação

João Salis Gomes (Iscte)
David Ferraz (Iscte)

Datas de inscrição

Em cada edição é solicitado que se realize a inscrição até 10 dias após a admissão.

CANDIDATAR

A seriação é feita por ordem de entrada dos processos completos e atribuída uma vaga na primeira edição disponível.

APOIO às candidaturas veja o video aqui.

Lecionado em Português

  • Ensino Presencial no Iscte
  • Ensino online via Zoom