Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Segunda-feira 10h-13h Terça a sexta-feira 10h-13h | 14h30-18h
Resumo
Vivemos rodeados de diagramas, dados, ilustrações, gráficos e mapas. São diversas as situações em que precisamos decidir que informação apresentar e como a apresentar. Saber construir narrativas visuais eficazes em diferentes contextos e com múltiplos objetivos de comunicação é crucial.
A Pós-Graduação em Visualização de Informação é uma parceria entre a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a Escola de Sociologia e Políticas Públicas e a Escola de Tecnologias e Arquitetura, do ISCTE-IUL. Distingue-se pelo seu carácter integrado, inovador e promotor da literacia visual. Assume-se como uma iniciativa líder na área da Visualização de Informação com uma abordagem “hands-on” que articula as áreas do design, da análise e visualização de dados, do jornalismo de dados (com um grande foco no Storytelling) e das tecnologias de informação, na vertente de Business Intelligence. O curso apresenta um elevado padrão de qualidade científica e pedagógica, seguindo as tendências internacionais.
Após a conclusão da Pós-Graduação em Visualização de Informação, os participantes serão capazes de:
Aumentar a literacia visual, estatística, tecnológica e de comunicação;
Representar e extrair de padrões a partir de dados quantitativos e qualitativos;
Utilizar ferramentas e softwares adequados para diferentes visualizações;
Construir narrativas visuais com diferentes objetivos comunicacionais como: infografias, mapas ou posters;
Desenvolver e implementar soluções visuais de forma dinâmica e interativa;
Apoiar a tomada de decisão com diferentes perspetivas de análise;
Aperfeiçoar as abordagens à comunicação e monitorização de dados
Pode seguir as novidades desta pós-graduação no Facebook.
ECTS
60
Vagas
20
Destinatários
Quadros qualificados provenientes de organizações responsáveis pela produção de dados e divulgação de informação estatística
Estudantes, docentes e investigadores em diferentes domínios. Profissionais e especialistas em comunicação e jornalismo, consultoria e business intelligence, estatística e análise técnica de dados
Profissionais que tenham necessidades específicas relacionadas com a comunicação visual de dados, relações públicas, designers, etc.
Técnicos de empresas, associações empresariais, observatórios setoriais, bibliotecas, organizações socioprofissionais e não-governamentais, estruturas das instituições de ensino superior, unidades de divulgação de institutos públicos, etc.