Resumo
As opções tomadas procuram corresponder às exigências de eficiência e eficácia mas, também, de participação cidadã na prossecução do interesse geral colocadas à governança e, em particular, à gestão pública dos nossos dias. O contexto é de mudança, marcado pela globalização e pelos avanços tecnológicos da quarta revolução: a utilização crescente da inteligência artificial e da robótica, o reforço da capacidade preditiva das organizações pela análise massiva de dados, a emergência do “cidadão digital”, a crescente preocupação em melhorar as políticas públicas e a relação do cidadão com os serviços públicos e o papel do design thinking nesse domínio. Neste quadro, os titulares de cargos de direção intermédia da Administração Pública são atores essenciais, necessitando de conhecer e compreender os conceitos subjacentes a tal evolução, os seus benefícios, riscos e tendências, de forma a antecipar a mudança e gerir os desafios que se lhes colocam e à organização, assumindo, no estrito respeito pela legalidade, uma liderança orientada para a inovação.
Objetivos
No final do programa de formação os participantes devem ser globalmente capazes de:
- Aplicar um aparelho conceptual teórico-prático atual, na área da gestão pública, partilhado pelo conjunto dos dirigentes da Administração Pública;
- Exercer as funções de gestão pública com vista à prossecução do interesse geral nas democracias contemporâneas, de acordo com os princípios e regras do Estado de direito;
- Liderar equipas e pessoas no ambiente de incerteza e complexidade em que atuam as organizações na sociedade atual;
- Utilizar instrumentos e ferramentas que contribuam para o desenvolvimento dos processos de modernização administrativa em curso no contexto da transição digital.
Metodologia
Sem prejuízo do recurso a outros métodos pedagógicos (expositivo, estudos de caso, análise de problemas), o curso baseia-se na metodologia do project- based learning, sendo que o objetivo é a criação de um projeto de modernização administrativa que permita a identificação de resultados inovadores, tangíveis e centrados nas pessoas / cidadãos. Serão constituídos grupos de trabalho que irão conceber, definir, planear, “executar” (simular a execução) e avaliar cada projeto. Os grupos de trabalho terão um acompanhamento presencial com sessões no final de cada área curricular, em formato de tutoria, e um acompanhamento em regime de e-learning, com base em fóruns de discussão, para explicitação (complementar às sessões presenciais) da metodologia e resolução de dúvidas que possam surgir durante a elaboração do projeto. Os módulos são desenhados e lecionados de forma a apresentarem conteúdos integrados, que contribuem para a criação do projeto de modernização administrativa.
Nota: São atribuídos ECTS para prosseguimento de estudos ao nível de Mestrado.
Seminário de abertura da 11ªEdição do Curso FORGEP decorreu no dia 5 de maio 2020 com a presença do Professor António Correia de Campos - veja vídeo aqui.
PANDEMIA COVID-19
Devido à situação de Estado de Emergência provocada pela Pandemia de COVID-19, o curso será integralmente lecionado no modo presencial, em ambiente digital.
[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto
ECTS
12
Vagas
30
Destinatários
- Titulares de cargos de direção intermédia da Administração Pública central, ou equiparados.
Requisitos
- Titulares de cargos de direcção intermédia da administração pública central equiparados.
- Titulares de cargos de direcção intermédia da administração pública central equiparados.
Preço
- Propina completa: 1 350,00€
- Taxa de Inscrição: 10,00€
- Taxa de Candidatura: 25,00€
Plano Curricular
Todas as áreas são compostas por módulos presenciais (120H) e em e-learning (60H).
No final de cada área temática está prevista uma sessão de tutoria acompanhada por dois docentes e que tem por objetivo a aplicação de conhecimentos em ambiente de projeto.
Horário
Laboral
Formação presencial (120 horas) de formação presencial
- terças, quartas e quintas-feiras (14h-18h)
Formação e-learning (60 horas)
- terças, quartas e quintas-feiras: (14h-18h)
Data de realização
Maio a julho 2020
Equipa docente
Coordenação
João Salis Gomes (ISCTE-IUL)
David Ferraz (ISCTE-IUL)
Em breve
Datas de Candidatura
Até dia 23 de abril 2020