Avaliação Formativa: Teorias e Práticas

Resumo
2. Relacionar as principais características da experiência ótima (flow) com a criação de instrumentos de avaliação formativa com qualidade.
3. Relacionar os pressupostos da Teoria da Motivação Temporal com a criação e aplicação de instrumentos de avaliação formativa.
4. Identificar, experimentar e analisar variados modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa: trabalho colaborativo, portfólio, relatório, testes e exercícios com medidas quantitativas de referência criterial, teste em duas fases, o comentário enquanto feedback de qualidade, tarefas autênticas, processo de pergunta/resposta, autoavaliação, o erro enquanto processo produtivo de conhecimento, as rubricas.
5. Analisar e avaliar as práticas individuais de avaliação formativa.
6. Conceber e apresentar planos de aula que integrem a prática da avaliação formativa.
7. Conceber e apresentar organizações pedagógicas dos apoios educativos que permitam o aprofundamento de práticas de avaliação formativa.
Metodologia:
A ação tem um caráter teórico-prático em que assumem particular importância nas metodologias ativas e participativas que possibilitem a aquisição dos conceitos fundamentais e levem à apropriação de modelos, técnicas e à criação de instrumentos de avaliação formativa.
Exploração, em pequenos grupos, de textos teóricos sobre os conceitos de avaliação formativa.
Partilha e debate sobre experiências individuais relativas às práticas avaliativas.
Exploração, em pequenos grupos, de modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa.
Esclarecimento teórico sobre informações e conceitos, sempre que necessário.
Apresentação individual de um plano de aula que inclua práticas de avaliação formativa.
Apresentação
Pensar as práticas pedagógicas e o funcionamento da organização escolar nas práticas avaliaçtivas enquanto instrumento de aprendizagem.
Áreas temáticas
Educação Psicologia
Programa
Unidade Curricular única:
Avaliação Formativa: Teorias e Práticas
Destinatários
Professores do Ensino Básico e Secundário. Curso Disponibilizado para Agrupamentos e Escolas
Coordenação
Equipa docente
Informações Gerais
ECTS:
Horário:
21 horas presenciais, Horário a acordar com o Agrupamento Escolar| EscolaCusto:
€ 2.500,00 | preço do curso para um grupo até 30 formandos lecionado nas instalações do Agrupamento Escolar | Escola
Local:
No Agrupamento Escolar ou Escola
Vagas:
30Requisitos
Professores a designar pelo Agrupamento Escolar | Escola
Datas de candidatura
A combinar com cada Agrupamento Escolar | Escola
O Curso pretende promover o 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - Educação de Qualidade. Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui.