Curso e-Learning - Preparar Cursos em e-Learning (julho 2020)

Resumo

O e-Learning é uma estratégia educativa centrada no aluno, sendo flexível no que respeita às principais dimensões do estudo, como tempo e local da aprendizagem, recursos para o ensino e aprendizagem, atividades de aprendizagem, e apoio de professores a alunos.

A aprendizagem online é definida como experiência de aprendizagem em ambientes síncronos ou assíncronos, usando diferentes dispositivos (por exemplo, telemóveis, computadores portáteis, etc.) com acesso à Internet. Nesses ambientes, os alunos podem estar em qualquer lugar (independente) para aprender e interagir com instrutores e outros alunos (Singh e Thurman, 2019).

É possível recorrer a diferentes tipos de aprendizagem online:

  • Aprendizagem online síncrona

 A aprendizagem síncrona é uma estratégia de aprendizagem mais estruturada, onde os cursos são agendados em horários específicos e decorrem numa sala virtual em simultâneo. Dessa forma, os alunos beneficiam de interações em tempo real, obtendo mensagens instantâneas e feedback quando necessário. (Littlefield, 2018).

  • Aprendizagem online assíncrona

 Os alunos que estão em situação de aprendizagem assíncrona não podem receber feedback e mensagem instantâneos. Além disso, o conteúdo de aprendizagem não é fornecido em aulas ao vivo, mas em diferentes sistemas ou fóruns de gestão de aprendizagem (Littlefield, 2018).

O Curso e-Learning - Preparar Cursos em e-Learning pretende dar as ferramentas necessárias a uma boa utilização e condução de um curso e-Learning, na perspetiva de um docente.

Ver Cartaz


Apresentação

O Curso e-Learning - Preparar Cursos em e-Learning pretende dar as ferramentas necessárias a uma boa utilização e condução de um curso e-Learning, na perspetiva de um docente.

Áreas temáticas

Educação

Programa

1 - Como estruturar uma UC/curso em e-Learning (Maria José Sousa / 4 horas de trabalho & 1 hora de contacto)

  • Tópico 1: Definir o tema da unidade
  • Tópico 2: Definir a estrutura da unidade em tópicos e subtópicos

 

2 - Como elaborar recursos pedagógicos (Tiago Peixoto / 8 horas de trabalho & 1 de contacto)

  • Tópico 1: Ferramentas para criar eBooks
  • Tópico 2: Criar um quiz
  • Tópico 3: Criar vídeos
  • Tópico 4: Captura de ecrã

 

3 - Como criar atividades de aprendizagem (Inês Mangas /8 horas de trabalho & 1 de contacto)

  • Tópico 1: Aulas Online (síncronas)
  • Tópico 2: Criar e dinamizar fóruns de discussão
  • Tópico 3: Atividades de Auto-aprendizagem com base em Problemas ou Projetos

 

4 - Avaliação em e-Learning (Célio Marques / 4 horas de trabalho & 1 hora de contacto)

  • Tópico 1: Criar instrumentos de avaliação online
  • Tópico 2: Feedback online sobre a avaliação

 

Formato do Curso e Metodologia

O curso dura oito horas por semana, durante quatro semanas.

Cada uma das quatro semanas está estruturada num formato muito semelhante, assim:

  • Quatro aulas online – gravadas em vídeo (30 minutos cada).
  • Sugestão de leitura e perguntas nos fórum de discussão. As leituras são todos excertos de livros, artigos científicos ou artigos de conferências.
  • Um vídeo de um especialista falando sobre o processo de aprendizagem ou sobre a avaliação. O objetivo é estimular a discussão com os colegas.
  • Várias atividades práticas sobre as temáticas em estudo.
  • Um questionário de múltipla escolha para ajudar a analisar os problemas e para fins de avaliação. Existem quatro deles, um para cada semana.
  • Participação num fórum de discussão com outros participantes do curso. O tutor do curso participará nos fóruns também.

 

 Metodologia de avaliação

A avaliação irá ser baseada em quatro questionários, um por semana, considerados para avaliação.

Os Fóruns de Discussão serão avaliados da seguinte forma: uma excelente discussão, uma boa discussão, discussão aceitável ou discussão inadequada. Os critérios e escala são os seguintes:
CRITÉRIO UM: A capacidade de refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem, identificando questões-chave. Usar referências aos materiais do curso ou a outras fontes sempre que possível.
CRITÉRIO DOIS: Capacidade de análise critica à luz do que foi aprendido, baseando-se em questões levantadas durante o curso ou de outras fontes.
CRITÉRIO TRÊS: A capacidade de apresentar ideias de maneira coerente e analítica.

 

Dia 1 de julho – Sessão de abertura do curso, com a conferência “Gamification in learning – a experiência da Universidade de Leeds”, com a participação de Mónica Rodrigues. A sessão poderá ter uma duração um pouco maior do que 1h.

Destinatários

Docentes, Investigadores e público em geral, com necessidade de desenvolvimento das capacidades de condução de cursos via e-Learning.

Coordenação

Professora Maria José Sousa

Equipa docente

Professora Maria José Sousa

Professor Tiago Peixoto

Professora Inês Mangas

Professor Célio Marques

Informações Gerais

Data de realização:

Mês de Julho

 

Horário:
Curso lecionado via e-Learning - 28 horas de trabalho (4 horas de contacto). Horas de contacto - quartas-feiras (18h), com a duração de 1h: 1 de julho, 8 de julho, 15 de julho, 22 de julho.
Custo:

Funcionários do Iscte e de Entidades Participadas - Pagamento de caução de 50,00€, valor devolvido no final do Curso, mediante a sua conclusão.
Alunos do Iscte - 20% de desconto - 200.00€, ao qual acresce a taxa de inscrição no valor de 25,00€.
Antigos alunos se sócios ALUMNI (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube) - 10% desconto - 225,00€, ao qual acresce a taxa de inscrição no valor de 25,00€.

 

Local:

Curso ministrado via e-Learning

Vagas:
25

Datas de inscrição

De 15 de junho de 2020 até 26 de junho de 2020

Colaboradores do Iscte e Participadas
Após registo aguarde um contato da nossa equipa administrativa com instruções para pagamento da caução.

Público em Geral / Alunos Iscte / Alumni
Após registo de inscrição, por favor envie-nos o seu CV para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. 
Não consideramos inscrições cuja taxa de inscrição não tenha sido paga. 
Restituímos o valor caso a sua inscrição não possa ser aceite por falta de vaga.

Dados para transferência:
Entidade: IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais
NIB: 0036 0000 99105886113 55
IBAN: PT50 0036 0000 9910 5886 1135 5
BicSWIFT: MPIOPTPL
Banco: Montepio - Rua Castillho 1250–066 Lisboa

O Curso pretende promover o 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - Educação de Qualidade. Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui.