Supervisão Pedagógica

Resumo
- Apropriar o conceito de supervisão/intervisão pedagógica, na forma de trabalho colaborativo
- Conhecer dinâmicas de supervisão/intervisão pedagógica
- Conceber estratégias de supervisão/intervisão que permitam (re)pensar as práticas pedagógicas
Metodologia:
As sessões da ação serão dinamizadas através de uma abordagem teórica e prática, com recurso a exposições teóricas e teórico-práticas. Concretamente, com debate de ideias, exercícios práticos e trabalhos de grupo.
Apresentação
Capacitar o corpo docente para compreender o papel das práticas de observação de aulas entre pares como meio de melhorar o desempenho individual e organizacional.
Áreas temáticas
Educação Psicologia
Programa
1. Supervisão/intervisão
a. Concetualização dos conceitos supervisão/intervisão pedagógica
b. Formas de trabalho colaborativo e práticas de feedback
2. Dinâmicas de supervisão/intervisão pedagógica:
a. Articulação pedagógica
b. Comunidades de prática
c. O professor investigador da sua prática docente
3. Estratégias de Supervisão/intervisão :
a. Observação de aulas
b. Instrumentos de observação de aulas
c. Feedback e reflexão
d. (Trans)formação da prática docente
Destinatários
Professores do Ensino Básico e Secundário. Curso Disponibilizado para Agrupamentos e Escolas
Coordenação
Equipa docente
Informações Gerais
ECTS:
Horário:
21 horas presenciais, Horário a acordar com o Agrupamento Escolar| EscolaCusto:
€ 2.500,00 | preço do curso para um grupo até 30 formandos lecionado nas instalações do Agrupamento Escolar | Escola
Local:
No Agrupamento Escolar ou Escola
Vagas:
30Requisitos
Professores a designar pelo Agrupamento Escolar | Escola
Datas de candidatura
A combinar com cada Agrupamento Escolar | Escola
O Curso pretende promover o 4.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - Educação de Qualidade. Saiba mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui.