Programa Avançado em Administração Municipal

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Apresentação resumida / Short Presentation:

O Programa Avançado em Administração Municipal pretende dar aos seus participantes uma visão abrangente sobre as diferentes realidades e valências das áreas envolvidas nessa administração, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para uma atuação municipal tão eficiente quanto eficaz em benefício dos territórios e das populações, de modo a contribuírem cada vez mais para um desenvolvimento sustentável dos municípios num contexto de restrições de recursos, aumento da concorrência pela angariação de projetos e financiamentos e transversalização de desafios. 
É objetivo deste programa dar resposta às necessidades dos eleitos, dirigentes e altos quadros municipais por forma a contribuírem cada vez mais para um desenvolvimento sustentável dos municípios num contexto dem que se exige maior coordenação nas autarquias, entre entidades públicas e níveis de administração, assim como uma visão mais aberta e negociada das políticas públicas.
A informação e formação facultadas pelo programa proporcionam aos seus participantes uma visão abrangente sobre as diferentes realidades e valências das áreas envolvidas. Torna-se deste modo possível adquirir conhecimentos e competências fundamentais para uma atuação municipal tão eficiente quanto eficaz em benefício dos territórios e das populações.

O curso conta com o apoio da ANMP - Associação Nacional de Municipios Portugueses

Apresentação resumida / Short Presentation:

O Programa Avançado em Administração Municipal pretende dar aos seus participantes uma visão abrangente sobre as diferentes realidades e valências das áreas envolvidas nessa administração, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências fundamentais para uma atuação municipal tão eficiente quanto eficaz em benefício dos territórios e das populações, de modo a contribuírem cada vez mais para um desenvolvimento sustentável dos municípios num contexto de restrições de recursos, aumento da concorrência pela angariação de projetos e financiamentos e transversalização de desafios. 
É objetivo deste programa dar resposta às necessidades dos eleitos, dirigentes e altos quadros municipais por forma a contribuírem cada vez mais para um desenvolvimento sustentável dos municípios num contexto dem que se exige maior coordenação nas autarquias, entre entidades públicas e níveis de administração, assim como uma visão mais aberta e negociada das políticas públicas.
A informação e formação facultadas pelo programa proporcionam aos seus participantes uma visão abrangente sobre as diferentes realidades e valências das áreas envolvidas. Torna-se deste modo possível adquirir conhecimentos e competências fundamentais para uma atuação municipal tão eficiente quanto eficaz em benefício dos territórios e das populações.

O curso conta com o apoio da ANMP - Associação Nacional de Municipios Portugueses

Áreas temáticas / Content Area: Administração Pública
Áreas temáticas / Content Area: Administração Pública
Programa:
  • Enquadramento Jurídico
    Políticas Públicas, Processos Participativos e Desenvolvimento e Competitividade Local
    Agenda Digital
    Proteção Civil
    Contabilidade
    Contratação Pública
    Fontes de financiamento e Gestão Orçamental
    Gestão do Desempenho e Modernização Administrativa
    Comunicação e Marketing Público
    Liderança e Desenvolvimento Organizacional
  • Programa completo
Programa:
  • Enquadramento Jurídico
    Políticas Públicas, Processos Participativos e Desenvolvimento e Competitividade Local
    Agenda Digital
    Proteção Civil
    Contabilidade
    Contratação Pública
    Fontes de financiamento e Gestão Orçamental
    Gestão do Desempenho e Modernização Administrativa
    Comunicação e Marketing Público
    Liderança e Desenvolvimento Organizacional
  • Programa completo
Destinatários: autarcas, dirigentes e altos quadros da estrutura das autarquias locais, sector empresarial local e entidades intermunicipais.
Destinatários: autarcas, dirigentes e altos quadros da estrutura das autarquias locais, sector empresarial local e entidades intermunicipais.
Coordenação:

Coordenação Geral: Prof. Doutor João Salis Gomes e Dr. Manuel Castro Almeida

Coordenação Executiva: Prof. Doutor Pedro Fontes Falcão

Coordenação:

Coordenação Geral: Prof. Doutor João Salis Gomes e Dr. Manuel Castro Almeida

Coordenação Executiva: Prof. Doutor Pedro Fontes Falcão

Equipa docente:

Participação prevista:

*Prof. Doutor António Gameiro (ISCTE-IUL; Deputado à Assembleia da República)

* Dra. Eugénia Santos (ex-Diretora-Geral das Autarquias Locais)

* Prof. Doutora Generosa do Nascimento (ISCTE-IUL);

* Prof. Doutor João Salis Gomes (ISCTE-IUL);

* Eng. José Oliveira (Diretor Nacional de Planeamento de Emergência da ANPC);

* Prof. Doutor Luís Capucha (ISCTE-IUL);

* Mestre Luís Viana (Subdiretor-Geral do Orçamento)

* Dr. Manuel Castro Almeida (Consultor e Advogado, ex- Presidente de Câmara Municipal e ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional);

* Prof. Doutor Pedro Dionísio (ISCTE-IUL)

* Prof. Doutor Pedro Fontes Falcão (ISCTE-IUL)

* Prof. Doutor Raul Lopes (ISCTE-IUL)

* Mestre Ricardo Saldanha (Advogado; Diretor de Compras e Logística da Infraestruturas de Portugal, S.A.)

* Prof. Dr. Rogério Canhoto (ISCTE-IUL; Chief Revenue Officer na Impresa Publishing)

* Dra. Sónia Ramalhinho (Diretora-Geral das Autarquias Locais)

* Eng. Vladimiro Feliz (ex-vereador de Câmara Municipal, Head of Smart Cities & ICT Director na CEiiA)

Em cada um dos módulos haverá um orador convidado, estando prevista a participação de personalidades de relevo e com larga experiência na administração autárquica.

Equipa docente:

Participação prevista:

*Prof. Doutor António Gameiro (ISCTE-IUL; Deputado à Assembleia da República)

* Dra. Eugénia Santos (ex-Diretora-Geral das Autarquias Locais)

* Prof. Doutora Generosa do Nascimento (ISCTE-IUL);

* Prof. Doutor João Salis Gomes (ISCTE-IUL);

* Eng. José Oliveira (Diretor Nacional de Planeamento de Emergência da ANPC);

* Prof. Doutor Luís Capucha (ISCTE-IUL);

* Mestre Luís Viana (Subdiretor-Geral do Orçamento)

* Dr. Manuel Castro Almeida (Consultor e Advogado, ex- Presidente de Câmara Municipal e ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional);

* Prof. Doutor Pedro Dionísio (ISCTE-IUL)

* Prof. Doutor Pedro Fontes Falcão (ISCTE-IUL)

* Prof. Doutor Raul Lopes (ISCTE-IUL)

* Mestre Ricardo Saldanha (Advogado; Diretor de Compras e Logística da Infraestruturas de Portugal, S.A.)

* Prof. Dr. Rogério Canhoto (ISCTE-IUL; Chief Revenue Officer na Impresa Publishing)

* Dra. Sónia Ramalhinho (Diretora-Geral das Autarquias Locais)

* Eng. Vladimiro Feliz (ex-vereador de Câmara Municipal, Head of Smart Cities & ICT Director na CEiiA)

Em cada um dos módulos haverá um orador convidado, estando prevista a participação de personalidades de relevo e com larga experiência na administração autárquica.

Vagas: 30
Vagas: 30
Horário: 120 Horas | Sexta-feiras das 10h30 às 18h00, e Sábados das 09h00 às 13H00.
Horário: 120 Horas | Sexta-feiras das 10h30 às 18h00, e Sábados das 09h00 às 13H00.
Custo:

1500,00 EUR | Taxa de inscrição 25 EUR
Descontos:
* entidades que inscrevam 2 pessoas - 10% (1350,00€)  
* entidades que inscrevam 3 ou mais pessoas - 20% (1200,00€) 
* alunos do ISCTE-IUL - 20% (1200,00€) 
* funcionários de entidades associadas do IPPS - 20% (1200,00€)
O preço inclui coffee breaks e almoço todas as sextas feiras. Está previsto um almoço de entrega de certificados no último sábado da formação.

Custo:

1500,00 EUR | Taxa de inscrição 25 EUR
Descontos:
* entidades que inscrevam 2 pessoas - 10% (1350,00€)  
* entidades que inscrevam 3 ou mais pessoas - 20% (1200,00€) 
* alunos do ISCTE-IUL - 20% (1200,00€) 
* funcionários de entidades associadas do IPPS - 20% (1200,00€)
O preço inclui coffee breaks e almoço todas as sextas feiras. Está previsto um almoço de entrega de certificados no último sábado da formação.

Datas de inscrição:

Até 3 março.

Após registo de inscrição, por favor envie o seu CV e comprovativo de pagamento da taxa de inscrição no valor de 25 euros para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dados para transferência: Entidade: IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais NIB: 0036 0000 99105886113 55

IBAN: PT50 0036 0000 9910 5886 1135 5

BicSWIFT: MPIOPTPL

Banco: Montepio - Rua do Ouro Morada: Rua Aurea, 219 – 241 - 1100-062 Lisboa

Datas de inscrição:

Até 3 março.

Após registo de inscrição, por favor envie o seu CV e comprovativo de pagamento da taxa de inscrição no valor de 25 euros para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dados para transferência: Entidade: IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais NIB: 0036 0000 99105886113 55

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BicSWIFT: MPIOPTPL

Banco: Montepio - Rua do Ouro Morada: Rua Aurea, 219 – 241 - 1100-062 Lisboa

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

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IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

ECTS:

O curso não atribui ECTS. Não é acreditado para efeitos de progressão na carreira.

ECTS:

O curso não atribui ECTS. Não é acreditado para efeitos de progressão na carreira.

Data de Realização:

Sextas o dia todo e sábados de manhã entre 08 de março e 08 junho. 

Pausas letivas: 19 e 20 abril | 26 e 27 abril 

Data de Realização:

Sextas o dia todo e sábados de manhã entre 08 de março e 08 junho. 

Pausas letivas: 19 e 20 abril | 26 e 27 abril 

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScEboUJz3fUWSTZD-T6zRzQ6sP5WW8sDb46lJ4aIg_TxXPNyw/viewform?usp=sf_link

Pensar o desenvolvimento sustentável dos municípios num contexto de restrições de recursos e transversalização de desafios. Com o apoio da ANMP.

FORGEP - Curso de Formação em Gestão Pública

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Apresentação resumida / Short Presentation:
Este curso tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções de dirigentes, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada, de forma a favorecer a qualidade dos serviços públicos prestados e aprofundar as capacidades técnicas dos dirigentes de cargos intermédios, potenciadoras de uma liderança mobilizadora de uma moderna gestão pública [1]
 
O curso proposto visa dotar os destinatários com competências específicas que, para além de uma valorização pessoal, lhes permita:

» expandir capacidades para desenvolver e utilizar conhecimentos atualizados, conceitos e formas operacionais no exercício profissional no âmbito da gestão pública;
» aplicar esses conhecimentos e essa compreensão de modo a que se evidencie uma abordagem profissional na área da administração pública e expresse competências para argumentar e resolver problemas nesta área;
» desenvolver competências que permita ampliar a base de conhecimentos, sustentando um processo de aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

---
[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto

Apresentação resumida / Short Presentation:
Este curso tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções de dirigentes, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada, de forma a favorecer a qualidade dos serviços públicos prestados e aprofundar as capacidades técnicas dos dirigentes de cargos intermédios, potenciadoras de uma liderança mobilizadora de uma moderna gestão pública [1]
 
O curso proposto visa dotar os destinatários com competências específicas que, para além de uma valorização pessoal, lhes permita:

» expandir capacidades para desenvolver e utilizar conhecimentos atualizados, conceitos e formas operacionais no exercício profissional no âmbito da gestão pública;
» aplicar esses conhecimentos e essa compreensão de modo a que se evidencie uma abordagem profissional na área da administração pública e expresse competências para argumentar e resolver problemas nesta área;
» desenvolver competências que permita ampliar a base de conhecimentos, sustentando um processo de aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

---
[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto

Programa:

Unidades Curriculares:

1. Instrumentos e técnicas de gestão
2. Ética e Administração
3. Direito da administração pública
4. Sistemas e tecnologias da informação
5. Modernização e inovação
6. Informação e Comunicação
7. Internacionalização e desenvolvimento

Programa:

Unidades Curriculares:

1. Instrumentos e técnicas de gestão
2. Ética e Administração
3. Direito da administração pública
4. Sistemas e tecnologias da informação
5. Modernização e inovação
6. Informação e Comunicação
7. Internacionalização e desenvolvimento

Destinatários: Titulares de cargos de direcção intermédia da administração pública central.
Destinatários: Titulares de cargos de direcção intermédia da administração pública central.
Coordenação:

João Salis Gomes

Coordenação:

João Salis Gomes

Equipa docente:

Álvaro Rosa
António Martins
Carlos Oliveira Santos
Conceição Ventura
Elisabete Cardoso
Eugénio Antunes
Generosa Nascimento
Helena Abreu Lopes
Henrique O'Neill
Jerónimo Sousa
João Martins Claro
João Salis Gomes
José Azevedo Rodrigues
José Dias Curto
José Maria Pedro
Maria Antónia de Jesus
Maria das Dores Guerreiro
Mónica Meireles
Sandra Dias
Teresa S. Gomes

Equipa docente:

Álvaro Rosa
António Martins
Carlos Oliveira Santos
Conceição Ventura
Elisabete Cardoso
Eugénio Antunes
Generosa Nascimento
Helena Abreu Lopes
Henrique O'Neill
Jerónimo Sousa
João Martins Claro
João Salis Gomes
José Azevedo Rodrigues
José Dias Curto
José Maria Pedro
Maria Antónia de Jesus
Maria das Dores Guerreiro
Mónica Meireles
Sandra Dias
Teresa S. Gomes

Vagas: 40
Vagas: 40
Horário: 120 horas presenciais e 60 horas e-learning/ 1 ou 2 semestre - pós-Laboral Terças, Quartas e Quintas-feiras: 18:00 – 22:00
Horário: 120 horas presenciais e 60 horas e-learning/ 1 ou 2 semestre - pós-Laboral Terças, Quartas e Quintas-feiras: 18:00 – 22:00
Custo: € 1.350,00 (podendo ser pago em prestações) ao qual acresce o valor de inscrição (10,00€) e de candidatura (25,00€).
Custo: € 1.350,00 (podendo ser pago em prestações) ao qual acresce o valor de inscrição (10,00€) e de candidatura (25,00€).
Datas de candidatura:

até 03 de fevereiro de 2019.

Datas de candidatura:

até 03 de fevereiro de 2019.

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

ECTS:

12

ECTS:

12

Data de Realização:

De Fevereiro a Junho de 2019

[Os momentos de avaliação do curso, decorrem no mês de Julho de 2019]

Data de Realização:

De Fevereiro a Junho de 2019

[Os momentos de avaliação do curso, decorrem no mês de Julho de 2019]

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Refletir sobre as competências adequadas ao exercício de funções de dirigentes, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada.

Curso de Curta Duração em Self Branding Protocolo e Imagem

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Apresentação resumida / Short Presentation:

Promover a imagem pessoal e consequente valorização social e profissional.
Dominar as técnicas do «saber estar» do «saber ser» e do «saber escolher» em sociedade e num contexto profissional

Apresentação resumida / Short Presentation:

Promover a imagem pessoal e consequente valorização social e profissional.
Dominar as técnicas do «saber estar» do «saber ser» e do «saber escolher» em sociedade e num contexto profissional

Programa:

1. Introdução ao Protocolo e imagem
1.1. Conceito de protocolo e imagem
1.2. A importância do protocolo na interação social

2. Imagem pessoal e interação social
2.1. Os elementos da imagem pessoal
2.2. O tratamento social e as regras de cortesia
2.3. Receção e acolhimento de visitas
2.4. Saber-estar e saber-ser

3. Profissionalismo e protocolo organizacional: Interação presencial
3.1 Cumprimentos e apresentações
3.2 Indumentária formal e informal
3.3 Reuniões de trabalho
3.4 Protocolo à mesa

4. Profissionalismo e protocolo organizacional: Interação mediada
4.1 Correspondência - cartas, cartões, convites e outras
4.2 E-Protocolo e protocolo ao telefone
4.3 Representação

5. Protocolo Institucional
5.1 Protocolo Diplomático
5.2 Protocolo Religioso
5.3 Protocolo Autárquico
5.4 Protocolo Académico

Programa:

1. Introdução ao Protocolo e imagem
1.1. Conceito de protocolo e imagem
1.2. A importância do protocolo na interação social

2. Imagem pessoal e interação social
2.1. Os elementos da imagem pessoal
2.2. O tratamento social e as regras de cortesia
2.3. Receção e acolhimento de visitas
2.4. Saber-estar e saber-ser

3. Profissionalismo e protocolo organizacional: Interação presencial
3.1 Cumprimentos e apresentações
3.2 Indumentária formal e informal
3.3 Reuniões de trabalho
3.4 Protocolo à mesa

4. Profissionalismo e protocolo organizacional: Interação mediada
4.1 Correspondência - cartas, cartões, convites e outras
4.2 E-Protocolo e protocolo ao telefone
4.3 Representação

5. Protocolo Institucional
5.1 Protocolo Diplomático
5.2 Protocolo Religioso
5.3 Protocolo Autárquico
5.4 Protocolo Académico

Destinatários: Podem candidatar-se a este curso de especialização titulares de licenciatura ou detentores de curriculum profissional relevante com interesse nesta área específica.
Destinatários: Podem candidatar-se a este curso de especialização titulares de licenciatura ou detentores de curriculum profissional relevante com interesse nesta área específica.
Coordenação:

Teresa Almadanim

Coordenação:

Teresa Almadanim

Equipa docente:

Teresa Almadanim

Equipa docente:

Teresa Almadanim

Vagas: 20
Vagas: 20
Horário: 16 horas presenciais / Dois sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas
Horário: 16 horas presenciais / Dois sábados das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas
Custo: O custo do curso é de 550,00€ ao qual acresce o valor de inscrição (10,00€) e de candidatura (25,00€).
Custo: O custo do curso é de 550,00€ ao qual acresce o valor de inscrição (10,00€) e de candidatura (25,00€).
Datas de candidatura:

Até 23 de outubro 2018

PROLONGAMENTO ATÉ 30 DE OUTUBRO

Após registo de inscrição, por favor envie o seu CV comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 35 EUR para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dados para transferência:
Entidade:    IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais
NIB:            0036 0000 99105886113 55
IBAN:          PT50 0036 0000 9910 5886 1135 5
BicSWIFT:   MPIOPTPL
Banco:        Montepio - Rua do Ouro
Morada:      Rua Aurea, 219 – 241 - 1100-062 Lisboa

 

Datas de candidatura:

Até 23 de outubro 2018

PROLONGAMENTO ATÉ 30 DE OUTUBRO

Após registo de inscrição, por favor envie o seu CV comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 35 EUR para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dados para transferência:
Entidade:    IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais
NIB:            0036 0000 99105886113 55
IBAN:          PT50 0036 0000 9910 5886 1135 5
BicSWIFT:   MPIOPTPL
Banco:        Montepio - Rua do Ouro
Morada:      Rua Aurea, 219 – 241 - 1100-062 Lisboa

 

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

Data de Realização:

Dias 03 e 10 de novembro 2018

Data de Realização:

Dias 03 e 10 de novembro 2018

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwKFgvXuZnJljyv2uD9EHLlLybgjNzqOUOyRwiVxyYBHuLbw/viewform?usp=sf_link

Facultar conhecimento sobre protocolo social e institucional, promovendo a cooperação e convivência entre indivíduos e organizações.

CAGEP - Curso Avançado em Gestão Pública

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Apresentação resumida / Short Presentation:

Pretende-se, com este curso, proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções dos titulares de cargos de direção intermédia, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada, de forma a favorecer a qualidade dos serviços públicos prestados e aprofundar as capacidades técnicas dos dirigentes de titulares de cargos de direcção superior da administração pública central e equiparados, potenciadoras de uma liderança mobilizadora de uma moderna gestão pública.

Deste modo, o curso aqui proposto visa dotar os destinatários com competências específicas que, para além de uma valorização pessoal, lhes permitam:

• Expandir capacidades para desenvolver conhecimentos alargados e actualizados, conceitos e formas operacionais no exercício profissional no âmbito da gestão pública;
• Aplicar esses conhecimentos de modo a que evidenciem uma abordagem profissional na área da administração pública e tenham competências para sustentar argumentos e resolver problemas no desenvolvimento das suas actividades;
• Comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto entre especialistas na ciência da administração, como em públicos constituídos por não especialistas nesta área;
• Desenvolver competências que lhes permitam ampliar a sua base de conhecimentos e continuar a aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto

Apresentação resumida / Short Presentation:

Pretende-se, com este curso, proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções dos titulares de cargos de direção intermédia, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada, de forma a favorecer a qualidade dos serviços públicos prestados e aprofundar as capacidades técnicas dos dirigentes de titulares de cargos de direcção superior da administração pública central e equiparados, potenciadoras de uma liderança mobilizadora de uma moderna gestão pública.

Deste modo, o curso aqui proposto visa dotar os destinatários com competências específicas que, para além de uma valorização pessoal, lhes permitam:

• Expandir capacidades para desenvolver conhecimentos alargados e actualizados, conceitos e formas operacionais no exercício profissional no âmbito da gestão pública;
• Aplicar esses conhecimentos de modo a que evidenciem uma abordagem profissional na área da administração pública e tenham competências para sustentar argumentos e resolver problemas no desenvolvimento das suas actividades;
• Comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto entre especialistas na ciência da administração, como em públicos constituídos por não especialistas nesta área;
• Desenvolver competências que lhes permitam ampliar a sua base de conhecimentos e continuar a aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto

Programa:

Conteúdos temáticos:
Avaliação  Prospectiva,  Planeamento  e  Gestão  Estratégica;
Gestão das Organizações Públicas (Gestão por Objectivos e Avaliação do Desempenho;
Qualidade,  Inovação,  Modernização  e  Administração Electrónica, Utilização de Serviços Partilhados) — (GeRFIP, GeRHuP, GeADAP);
Liderança,  Comunicação,  Negociação  e  Gestão  de  Conflitos;
Gestão da Informação e do Conhecimento;
Áreas  Transversais  (Ética,  Cidadania  e  Igualdade  de  Género, Políticas de Inclusão, Políticas Ambientais)

Programa:

Conteúdos temáticos:
Avaliação  Prospectiva,  Planeamento  e  Gestão  Estratégica;
Gestão das Organizações Públicas (Gestão por Objectivos e Avaliação do Desempenho;
Qualidade,  Inovação,  Modernização  e  Administração Electrónica, Utilização de Serviços Partilhados) — (GeRFIP, GeRHuP, GeADAP);
Liderança,  Comunicação,  Negociação  e  Gestão  de  Conflitos;
Gestão da Informação e do Conhecimento;
Áreas  Transversais  (Ética,  Cidadania  e  Igualdade  de  Género, Políticas de Inclusão, Políticas Ambientais)

Destinatários: Titulares de cargos de direção superior e intermédia e trabalhadores licenciados da administração pública central
Destinatários: Titulares de cargos de direção superior e intermédia e trabalhadores licenciados da administração pública central
Coordenação:

João Salis Gomes

Coordenação:

João Salis Gomes

Equipa docente:

Álvaro Rosa
Conceição Ventura
Elisabete Cardoso
Eugénio Antunes
Francisco Madelino
Generosa Nascimento
Helena Abreu Lopes
Henrique O'Neill
Jerónimo Sousa
João Martins Claro
João Salis Gomes
José Azevedo Rodrigues
José Dias Curto
José Maria Pedro
Luis Martins
Maria Antónia de Jesus
Maria das Dores Guerreiro
Mónica Meireles
Sandra Dias
Teresa S. Gomes

Equipa docente:

Álvaro Rosa
Conceição Ventura
Elisabete Cardoso
Eugénio Antunes
Francisco Madelino
Generosa Nascimento
Helena Abreu Lopes
Henrique O'Neill
Jerónimo Sousa
João Martins Claro
João Salis Gomes
José Azevedo Rodrigues
José Dias Curto
José Maria Pedro
Luis Martins
Maria Antónia de Jesus
Maria das Dores Guerreiro
Mónica Meireles
Sandra Dias
Teresa S. Gomes

Vagas: 40
Vagas: 40
Horário: 50 horas presenciais e 25horas e-learning/ 1 semestre - pós-Laboral
Horário: 50 horas presenciais e 25horas e-learning/ 1 semestre - pós-Laboral
Custo: Sob consulta.
Custo: Sob consulta.
Datas de candidatura:

 

Datas de candidatura:

 

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

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De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
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Telefone: 210 464 021/210 464 316

ECTS:

6

ECTS:

6

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

Aprofundar as capacidades técnicas dos dirigentes de titulares de cargos de direcção superior da administração pública central

CADAP - Curso de Alta Direção em Administração Pública

Imagem interior:
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Apresentação resumida / Short Presentation:

Este curso tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções de dirigentes, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada, de forma a favorecer a qualidade dos serviços públicos prestados [1]

O curso proposto visa dotar os dirigentes, atuais e futuros, com competências específicas que, para além de uma valorização pessoal, lhes permita:
» expandir capacidades para desenvolver e utilizar conhecimentos atualizados, conceitos e formas operacionais no exercício profissional no âmbito da gestão pública;
» aplicar esses conhecimentos e essa compreensão de modo a que se evidencie uma abordagem profissional na área da administração pública e expresse competências para argumentar e resolver problemas nesta área;
» desenvolver competências que permita ampliar a base de conhecimentos, sustentando um processo de aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto

Apresentação resumida / Short Presentation:

Este curso tem como objetivo principal proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções de dirigentes, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada, de forma a favorecer a qualidade dos serviços públicos prestados [1]

O curso proposto visa dotar os dirigentes, atuais e futuros, com competências específicas que, para além de uma valorização pessoal, lhes permita:
» expandir capacidades para desenvolver e utilizar conhecimentos atualizados, conceitos e formas operacionais no exercício profissional no âmbito da gestão pública;
» aplicar esses conhecimentos e essa compreensão de modo a que se evidencie uma abordagem profissional na área da administração pública e expresse competências para argumentar e resolver problemas nesta área;
» desenvolver competências que permita ampliar a base de conhecimentos, sustentando um processo de aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

[1] Estes objectivos decorrem dos princípios estabelecidos pela Portaria n.º 146/2011, de 7 de Abril, que regulamenta a Lei n.º 51/2005, de 30 de Agosto

Programa:

Unidades Curriculares:

1 - Estado, Administração e Políticas Públicas
2 - Gestão da Mudança Organizacional
3 - Direito da Administração Pública
4 - Economia Pública
5 - Finanças Públicas e Gestão Orçamental
6 - Informação e Comunicação
7 - Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação

Programa:

Unidades Curriculares:

1 - Estado, Administração e Políticas Públicas
2 - Gestão da Mudança Organizacional
3 - Direito da Administração Pública
4 - Economia Pública
5 - Finanças Públicas e Gestão Orçamental
6 - Informação e Comunicação
7 - Sistemas de Informação e Tecnologias de Informação

Destinatários: Titulares de cargos de direção superior e intermédia e trabalhadores licenciados da administração pública central
Destinatários: Titulares de cargos de direção superior e intermédia e trabalhadores licenciados da administração pública central
Coordenação:

João Salis Gomes

Coordenação:

João Salis Gomes

Equipa docente:

Álvaro Rosa
António Martins
Carlos Oliveira Santos
Conceição Ventura
Elisabete Cardoso
Eugénio Antunes
Francisco Madelino
Generosa Nascimento
Helena Abreu Lopes
Henrique O'Neill
Jerónimo Sousa
João Martins Claro
João Salis Gomes
José Azevedo Rodrigues
José Dias Curto
José Maria Pedro
Luis Martins
Maria Antónia de Jesus
Maria das Dores Guerreiro
Mónica Meireles
Sandra Dias
Teresa S. Gomes

Equipa docente:

Álvaro Rosa
António Martins
Carlos Oliveira Santos
Conceição Ventura
Elisabete Cardoso
Eugénio Antunes
Francisco Madelino
Generosa Nascimento
Helena Abreu Lopes
Henrique O'Neill
Jerónimo Sousa
João Martins Claro
João Salis Gomes
José Azevedo Rodrigues
José Dias Curto
José Maria Pedro
Luis Martins
Maria Antónia de Jesus
Maria das Dores Guerreiro
Mónica Meireles
Sandra Dias
Teresa S. Gomes

Vagas: 40
Vagas: 40
Horário: 330 horas presenciais e 200 horas e-learning/ 2 semestre - pós-Laboral
Horário: 330 horas presenciais e 200 horas e-learning/ 2 semestre - pós-Laboral
Custo: 3.600,00 € (podendo ser pago em prestações) ao qual acresce o valor de inscrição (30,00€) e de candidatura (50,00€).
Custo: 3.600,00 € (podendo ser pago em prestações) ao qual acresce o valor de inscrição (30,00€) e de candidatura (50,00€).
Datas de candidatura:

 

Datas de candidatura:

 

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

ECTS:

60

ECTS:

60

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

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ISCTE-IUL | Lisboa

Desenvolver conhecimentos e competências adequadas ao exercício de funções de dirigentes, assentes numa cultura de Administração Pública profissional e tecnologicamente avançada.

Programa Avançado em Novos Desafios na Gestão Financeira Pública

Imagem interior:
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Apresentação resumida / Short Presentation:

O Programa Avançado em Novos Desafios na Gestão Financeira Pública, surge na necessidade de adoção de melhorias nas práticas de gestão das finanças públicas, adotando apropriados instrumentos de gestão, para os quais muito poderão contribuir as normas contabilísticas integradas no Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), face à sua elevada qualidade para a gestão financeira do sector público.

No final deste curso os participantes devem:

  • Conhecer as especificidades da accountability nas entidades públicas face à diversidade dos seus stakeholders;
  • Identificar os novos desafios da Gestão Financeira das entidades públicas orientada para a transparência, equilíbrio económico-financeiro e para a accountability;
  • Conhecer o novo framework subjacente à criação de condições para avaliar as entidades públicas no quadro das necessidades de assegurar a sustentabilidade das administrações públicas e do setor público em geral;
  • Avaliar modelos de financiamento alternativos para as entidades públicas e proporcionar indicadores credíveis para a tomada de decisões por parte dos gestores públicos;
  • Identificar e compreender os principais instrumentos, de reporting orçamental e financeiro, decorrentes do novo sistema contabilístico para as Administrações Públicas;
  • Conhecer e implementar modelos de contabilidade de gestão, modernos e orientados para o acompanhamento do valor e avaliação da sustentabilidade das iniciativas em que estão envolvidas;
  • Aplicar e interpretar indicadores de monotorização e controlo das entidades públicas, de forma a minimizar os riscos financeiros e orçamentais que estas se deparam.

 

 

Apresentação resumida / Short Presentation:

O Programa Avançado em Novos Desafios na Gestão Financeira Pública, surge na necessidade de adoção de melhorias nas práticas de gestão das finanças públicas, adotando apropriados instrumentos de gestão, para os quais muito poderão contribuir as normas contabilísticas integradas no Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP), face à sua elevada qualidade para a gestão financeira do sector público.

No final deste curso os participantes devem:

  • Conhecer as especificidades da accountability nas entidades públicas face à diversidade dos seus stakeholders;
  • Identificar os novos desafios da Gestão Financeira das entidades públicas orientada para a transparência, equilíbrio económico-financeiro e para a accountability;
  • Conhecer o novo framework subjacente à criação de condições para avaliar as entidades públicas no quadro das necessidades de assegurar a sustentabilidade das administrações públicas e do setor público em geral;
  • Avaliar modelos de financiamento alternativos para as entidades públicas e proporcionar indicadores credíveis para a tomada de decisões por parte dos gestores públicos;
  • Identificar e compreender os principais instrumentos, de reporting orçamental e financeiro, decorrentes do novo sistema contabilístico para as Administrações Públicas;
  • Conhecer e implementar modelos de contabilidade de gestão, modernos e orientados para o acompanhamento do valor e avaliação da sustentabilidade das iniciativas em que estão envolvidas;
  • Aplicar e interpretar indicadores de monotorização e controlo das entidades públicas, de forma a minimizar os riscos financeiros e orçamentais que estas se deparam.

 

 

Áreas temáticas / Content Area: Contabilidade pública.
Áreas temáticas / Content Area: Contabilidade pública.
Programa:
1.Planeamento e Gestão Estratégica do Sector Público

1.1.  A New Public Management e a gestão por objetivos das entidades públicas;
1.2.  Accountability e transparência na gestão pública;
1.3.  Gestão de stakeholders e parceiros estratégicos;
1.4.  Gestão financeira em setores regulados;
1.5. A orientação estratégica das entidades públicas: instrumentos técnicos;
1.6. O processo de alinhamento estratégico, fator determinante para uma adequada gestão de recursos.

2.Reporting Orçamental e Financeiro no Sector Púbico

2.1.  A Reforma da Contabilidade pública em Portugal no contexto internacional;
2.2.  O novo sistema da contabilidade pública: bases de referência, objetivos e funções;
2.3.  O novo sistema de normalização contabilística das administrações públicas (SNC-AP) como instrumento de informação para a gestão das entidades públicas: estrutura conceptual e normas;
2.4.  Principais instrumentos de reporting orçamental e financeiro do novo sistema contabilístico.

3.Monitorização e Performancer das Entidades Públicas

3.1.  A orientação estratégica das entidades públicas: instrumentos técnicos;
3.2.  O processo de alinhamento estratégico, fator determinante para uma adequada gestão de recursos;
3.3.  O processo de descentralização e a adoção de uma contabilidade de gestão por segmentos analíticos: a norma de contabilidade de gestão do SNC-AP;
3.4.  A definição de indicadores de performancer e o envolvimento dos dirigentes na sua conceção. A relevância dos sistemas de informação para facilitar e agilizar os processos de monitorização.
3.5.  A construção de instrumentos de monitorização da performance, para os vários níveis de hierarquia e responsabilidades das entidades públicas.

Programa:
1.Planeamento e Gestão Estratégica do Sector Público

1.1.  A New Public Management e a gestão por objetivos das entidades públicas;
1.2.  Accountability e transparência na gestão pública;
1.3.  Gestão de stakeholders e parceiros estratégicos;
1.4.  Gestão financeira em setores regulados;
1.5. A orientação estratégica das entidades públicas: instrumentos técnicos;
1.6. O processo de alinhamento estratégico, fator determinante para uma adequada gestão de recursos.

2.Reporting Orçamental e Financeiro no Sector Púbico

2.1.  A Reforma da Contabilidade pública em Portugal no contexto internacional;
2.2.  O novo sistema da contabilidade pública: bases de referência, objetivos e funções;
2.3.  O novo sistema de normalização contabilística das administrações públicas (SNC-AP) como instrumento de informação para a gestão das entidades públicas: estrutura conceptual e normas;
2.4.  Principais instrumentos de reporting orçamental e financeiro do novo sistema contabilístico.

3.Monitorização e Performancer das Entidades Públicas

3.1.  A orientação estratégica das entidades públicas: instrumentos técnicos;
3.2.  O processo de alinhamento estratégico, fator determinante para uma adequada gestão de recursos;
3.3.  O processo de descentralização e a adoção de uma contabilidade de gestão por segmentos analíticos: a norma de contabilidade de gestão do SNC-AP;
3.4.  A definição de indicadores de performancer e o envolvimento dos dirigentes na sua conceção. A relevância dos sistemas de informação para facilitar e agilizar os processos de monitorização.
3.5.  A construção de instrumentos de monitorização da performance, para os vários níveis de hierarquia e responsabilidades das entidades públicas.

Destinatários: Administração Central (Dirigentes dos ministérios e institutos públicos e Gestores de entidades reguladoras, fundações públicas, associações públicas, outras entidades); Administração Local (Quadros superiores e intermédios dos municípios, freguesias, entidades intermunicipais) e Sector Empresarial do Estado (Gestores de empresas públicas e entidades públicas empresariais dos sectores das águas, transportes, energia, infraestruturas, saúde e entidades gestoras de ativos).
Destinatários: Administração Central (Dirigentes dos ministérios e institutos públicos e Gestores de entidades reguladoras, fundações públicas, associações públicas, outras entidades); Administração Local (Quadros superiores e intermédios dos municípios, freguesias, entidades intermunicipais) e Sector Empresarial do Estado (Gestores de empresas públicas e entidades públicas empresariais dos sectores das águas, transportes, energia, infraestruturas, saúde e entidades gestoras de ativos).
Coordenação:

Maria Antónia de Jesus

Coordenação:

Maria Antónia de Jesus

Equipa docente:
Equipa docente:
Vagas: 30
Vagas: 30
Horário: 36 horas presenciais / 1 semestre - pós-Laboral
Horário: 36 horas presenciais / 1 semestre - pós-Laboral
Custo: 1.200,00 EUR (taxa de candidatura e inscrição incluído)
Custo: 1.200,00 EUR (taxa de candidatura e inscrição incluído)
Datas de candidatura:

Após registo de inscrição, por favor envie o seu CV comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 35 EUR para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dados para transferência:
Entidade:    IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais
NIB:            0036 0000 99105886113 55
IBAN:          PT50 0036 0000 9910 5886 1135 5
BicSWIFT:   MPIOPTPL
Banco:        Montepio - Rua do Ouro
Morada:      Rua Aurea, 219 – 241 - 1100-062 Lisboa

Datas de candidatura:

Após registo de inscrição, por favor envie o seu CV comprovativo de pagamento da taxa de candidatura no valor de 35 EUR para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dados para transferência:
Entidade:    IPPS-IUL – Instituto para as Politicas Públicas e Sociais
NIB:            0036 0000 99105886113 55
IBAN:          PT50 0036 0000 9910 5886 1135 5
BicSWIFT:   MPIOPTPL
Banco:        Montepio - Rua do Ouro
Morada:      Rua Aurea, 219 – 241 - 1100-062 Lisboa

Contactos:

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Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316

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Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
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De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
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Telefone: 210 464 021/210 464 316

Parcerias:

IBS

Parcerias:

IBS

Local:

ISCTE-IUL | Lisboa

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Fornecer ferramentas teóricas e práticas para o planeamento e implementação de projectos com participação de financiamento público.