Avaliação Formativa: Teorias e Práticas

Resumo:

O curso pretende (re)pensar as práticas pedagógicas e do próprio funcionamento da organização escolar na avaliação das aprendizagens e para as aprendizagens como um processo de práticas ajustadas às novas orientações curriculares, na aferição de critérios de avaliação e na construção de instrumentos adequados à avaliação, sobretudo de valores e atitudes. Pretende-se dar .a possibilidade aos docentes de aprofundarem, (re)criarem e aperfeiçoarem modelos, instrumentos e técnicas de Avaliação Formativa.
 
Os objetivos específicos:
1. Descrever e comparar os principais conceitos de avaliação formativa.
2. Relacionar as principais características da experiência ótima (flow) com a criação de instrumentos de avaliação formativa com qualidade.
3. Relacionar os pressupostos da Teoria da Motivação Temporal com a criação e aplicação de instrumentos de avaliação formativa.
4. Identificar, experimentar e analisar variados modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa: trabalho colaborativo, portfólio, relatório, testes e exercícios com medidas quantitativas de referência criterial, teste em duas fases, o comentário enquanto feedback de qualidade, tarefas autênticas, processo de pergunta/resposta, autoavaliação, o erro enquanto processo produtivo de conhecimento, as rubricas.
5. Analisar e avaliar as práticas individuais de avaliação formativa.
6. Conceber e apresentar planos de aula que integrem a prática da avaliação formativa.
7. Conceber e apresentar organizações pedagógicas dos apoios educativos que permitam o aprofundamento de práticas de avaliação formativa.
 


Metodologia:

A ação tem um caráter teórico-prático em que assumem particular importância nas metodologias ativas e participativas que possibilitem a aquisição dos conceitos fundamentais e levem à apropriação de modelos, técnicas e à criação de instrumentos de avaliação formativa.

Exploração, em pequenos grupos, de textos teóricos sobre os conceitos de avaliação formativa.  
Partilha e debate sobre experiências individuais relativas às práticas avaliativas.
Exploração, em pequenos grupos, de modelos, instrumentos e técnicas de avaliação formativa.
Esclarecimento teórico sobre informações e conceitos, sempre que necessário.
Apresentação individual de um plano de aula que inclua práticas de avaliação formativa.

 


Apresentação:

Pensar as práticas pedagógicas e o funcionamento da organização escolar nas práticas avaliaçtivas enquanto instrumento de aprendizagem.

Áreas temáticas:

Educação Psicologia

Programa:

Unidade Curricular única:

Avaliação Formativa: Teorias e Práticas

Destinatários:

Professores do Ensino Básico e Secundário. Curso Disponibilizado para Agrupamentos e Escolas

Coordenação:

Cecília Aguiar

Equipa docente:

Teodolinda Magro

Informações Gerais:

ECTS:

6 - certificado do ensino superior

Curso certificado pelo CCPFC: Registo: CCPFC/ACC-93395/17, Nº Créditos: 0.8 Válida até: 13-11-2020

Horário:
21 horas presenciais, Horário a acordar com o Agrupamento Escolar| Escola
Custo:

€ 2.500,00 | preço do curso para um grupo até 30 formandos lecionado nas instalações do Agrupamento Escolar | Escola

Local:

No Agrupamento Escolar ou Escola

Vagas:
30

Requisitos:

Professores a designar pelo Agrupamento Escolar | Escola

Datas de candidatura:

A combinar com cada Agrupamento Escolar | Escola

Contactos:

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316