Supervisão Pedagógica

Resumo

O curso que se propõe dinamizar tem o objetivo de capacitar o corpo docente do ensino básico e secundário para compreender o papel das práticas de observação de aulas entre pares como meio de melhorar a performance individual e organizacional, o bem estar e a satisfação profissional e, consequentemente, os resultados académicos dos alunos. Insere-se nas leituras da investigação (e.g., Coimbra, Marques, & Martins, 2012; Gaspar, Seabra, & Neves, 2012; Pawlas, & Oliva, 2007) que expressam a necessidade dos professores terem oportunidades de desenvolvimento profissional através do trabalho colaborativo interpares e num processo dialógico, entre observador e observado, para interpretar o agir pedagógico de forma sustentável, com vista ao (re)pensar e inovar das práticas pedagógicas e à melhoria dos resultados dos alunos.
 
Os objetivos específicos:
  • Apropriar o conceito de supervisão/intervisão pedagógica, na forma de trabalho colaborativo
  • Conhecer dinâmicas de supervisão/intervisão pedagógica
  • Conceber estratégias de supervisão/intervisão que permitam (re)pensar as práticas pedagógicas
 


Metodologia:

As sessões da ação serão dinamizadas através de uma abordagem teórica e prática, com recurso a exposições teóricas e teórico-práticas. Concretamente, com debate de ideias, exercícios práticos e trabalhos de grupo.

 

 


Apresentação

Capacitar o corpo docente para compreender o papel das práticas de observação de aulas entre pares como meio de melhorar o desempenho individual e organizacional.

Áreas temáticas

Educação Psicologia

Programa

1. Supervisão/intervisão

a. Concetualização dos conceitos supervisão/intervisão pedagógica
b. Formas de trabalho colaborativo e práticas de feedback

2. Dinâmicas de supervisão/intervisão pedagógica:

a. Articulação pedagógica
b. Comunidades de prática
c. O professor investigador da sua prática docente

3. Estratégias de Supervisão/intervisão :

a. Observação de aulas
b. Instrumentos de observação de aulas
c. Feedback e reflexão
d. (Trans)formação da prática docente

Destinatários

Professores do Ensino Básico e Secundário. Curso Disponibilizado para Agrupamentos e Escolas

Coordenação

Ricardo Rodrigues

Equipa docente

Dulce Martins

Informações Gerais

ECTS:

6 - certificado do ensino superior

Curso certificado pelo CCPFC - Registo: CCPFC/ACC-93666/18, Nº Créditos: 0.8, Válida até: 26-03-2021

Horário:
21 horas presenciais, Horário a acordar com o Agrupamento Escolar| Escola
Custo:

€ 2.500,00 | preço do curso para um grupo até 30 formandos lecionado nas instalações do Agrupamento Escolar | Escola

Local:

No Agrupamento Escolar ou Escola

Vagas:
30

Requisitos

Professores a designar pelo Agrupamento Escolar | Escola

Datas de candidatura

A combinar com cada Agrupamento Escolar | Escola

Contactos

IPPS-IUL – Instituto para as Políticas Públicas e Sociais
Av. das Forças Armadas, Edifício I, Gabinete 2SE03, 1649-026 Lisboa
Horário de atendimento:
De segunda a sexta feira das 10h00 – 13h00 | 14h30 – 18h00
Correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 210 464 021/210 464 316