FAQ - Questões frequentes

O que é o IPPS-Iscte?

O IPPS é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da qualidade das políticas públicas e sociais aos níveis local, regional, nacional e internacional. Fundado em 2011, o Instituto resulta da associação entre o Iscte e várias outras entidades dos setores público e social.

Onde se realizam os cursos oferecidos pelo IPPS?

As atividades formativas do IPPS são principalmente realizadas nas instalações do Iscte embora alguns cursos se possam realizar em instalações a indicar pelo cliente e outras formações possam ser integralmente lecionadas em ambiente digital.

Quem são os docentes do IPPS?

As atividades do IPPS são dinamizadas primordialmente por docentes e investigadores do Iscte embora por vezes possamos contar coma participação de  técnicos e dirigentes de outras entidades associadas ou dos diversos especialistas que colaboram regularmente com o IPPS, indo ao encontro das necessidades dos nossos públicos-alvo no âmbito da capacitação para as políticas públicas e sociais.

O que é o e-mail institucional? Os estudantes têm de o consultar com regularidade?

O Iscte atribui a todos os estudantes que frequentem cursos com ECTS uma conta de e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) que deve ser ativada assim que o estudante acede ao Fénix, e consultada regularmente já que é para esta conta de e-mail que os serviços do IPPS-Iscte enviam a informação relevante.

O acesso à conta Iscte é feito através do portal Office 365. Para aceder à sua conta deve ir a http://mail.iscte-iul.pt e colocar as suas credenciais de estudante (usadas para aceder ao Fénix).

Como posso efetuar a validação de documentação?

A matrícula/inscrição dos/as candidatos/as aceite em cursos conferentes de ECTs do IPPS-Iscte é feita por via eletrónica na plataforma Fénix, e presencialmente no Iscte para validação da documentação: verificação dos originais do documento de identificação e certificados de habilitação submetidos em candidatura (com obrigatoriedade de validação do Certificado de Licenciatura).

Para este ano letivo 2020/2021, este procedimento será realizado pela equipa do IPPS sendo que o mesmo poderá ser realizado através de:

- Agendamento via email de um atendimento presencial;

- Envio por correio de cópias dos documentos com reconhecimento do notário.

Que descontos posso ter na propina?

 É possível que um curso oferecido pelo IPPS tenha os seguintes descontos:

- Funcionários e alunos do Iscte e Entidades Participadas - 20% de desconto

- Antigos alunos se sócios do Alumni Clube Iscte - 10% desconto

Estas possibilidades não abrangem todos os cursos. Deve sempre consultar o custo na página do curso em questão.

Que opções tenho para o pagamento das propinas das Pós-Graduações?

As propinas dos cursos de pós-graduação podem ser pagas de uma só vez no ato da matrícula/inscrição, ou em 9 prestações, e reporta sempre a um ano letivo. Consulto o nosso Regulamento de Propinas.

Como posso consultar a minha situação de propina e as referências multibanco para a liquidar?

Terá de enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. a solicitar essa informação. Enviamos um recibo de pagamento sempre que uma prestação é liquidada.

Deixei passar o prazo da referência de multibanco para o pagamento das propinas, como posso regularizar o pagamento?

As referências multibanco que se encontram na sua fatura permanecem válidas mesmo após o prazo para pagamento, use-as assim que desejar pagar. No entanto, de acordo com o regulamento de propinas serão aplicadas multas por atrasos no pagamento. Não deixe acumular as prestações de propina, e se tiver alguma dificuldade em pagar não deixe de nos contactar. Juntos encontraremos uma solução.

Quais as consequências do não pagamento de uma, ou mais prestações da propina?

O não pagamento das prestações conduz ao bloqueio do sistema Fénix, ficando impossibilitado de realizar qualquer ato académico. Incorre também em multas por atraso de pagamento.

A desistência do curso dá origem ao reembolso da propina paga?

Não. Se desistir durante o primeiro semestre tem de pagar até ao mês (inclusive) em que nos apresenta o pedido por escrito. Se não existir um pedido formal de desistência a propina será cobrada na integra. A desistência a partir do inicio do segundo semestre conduz à cobrança da propina na integra.

 

O IPPS é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da qualidade das políticas públicas e sociais aos níveis local, regional, nacional e internacional. Fundado em 2011, o Instituto resulta da associação entre o Iscte e várias outras entidades dos setores público e social.[if1]


 [if1]Colocar link para pagina de associados