INE Moçambique -Curso à medida Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos


 Conceitos operacionais de Gestão Financeira Pública e Gestão de Pessoas

40 horas, divididas por duas Unidades Curriculares de 20 horas de trabalho presencial. O programa será reptido duas vezes para grupos distintos de participantes.

  • Gestão Financeira Pública – Professora Doutora Maria Antónia de Jesus
  • Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional Professora Doutora Generosa do Nascimento

Conteúdos programáticos

Gestão Financeira Pública

Desafios da gestão financeira pública

1.1    New public management e gestão por objetivos

1.2    Accountability e transparência na gestão pública

1.3    Framework para finanças públicas sustentáveis

1.4    Novas tendências da contabilidade pública e o papel das IPSAS

Gestão orçamental pública

2.1    Reforma da contabilidade pública no contexto internacional

2.2    Novos sistemas de enquadramento orçamental

2.3    Principais instrumentos de reporting orçamental e financeiro

2.4    Ciclo da despesa e da receita e a execução do orçamento

2.5    Normas de contabilidade publica e o reporting financeiro

Avaliação do desempenho das entidades públicas

3.1.   Instrumentos para a avaliação do “value for money

3.2.   Análise da situação orçamental – indicadores de meios (inputs), de atividades (outputs) e de eficácia social (outcomes)

3.3.   A importância do balanced scorecard para a avaliação

3.4.   A contabilidade de gestão no sector público

No final deste módulo os participantes devem:

  1. Conhecer as especificidades da accountability nas entidades públicas face à diversidade dos seus stakeholders
  2. Identificar os novos desafios da Gestão Financeira das entidades públicas
  3. Identificar e compreender os principais instrumentos, de reporting orçamental e financeiro, decorrentes do novo sistema contabilístico para as Administrações Públicas
  4. Aplicar indicadores de avaliação do desempenho na gestão das entidades públicas.

Estão previstos workshops onde os formandos serão convidados a resolver casos práticos de aplicação de conceitos e de compreensão da teoria aplicada a situações de planeamento, monitoria e avaliação de políticas locais e de contexto internacional.

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional

Estratégia da GRH

1.1 A emergência da GRH no contexto organizacional

1.2. Responsabilidades e papéis da GRH no contexto organizacional

Modelo da estratégia da GRH

2.1. Análise estratégica da organização e do negócio

2.2. Modelos de GRH

Gestão da Mudança

3.1. Mudança e resistências à mudança

3.2. Gestão da Cultura e do Clima Organizacional

3.3. Gestão do Desenvolvimento de Grupos

3.4. Gestão do Desenvolvimento Organizacional

3.5. Processos de Mudança

Gestão da Infraestrutura

4.1. Indicadores e Balanced Scorecard

4.2. Gestão dos Fluxos de RH

4.2.1. Gestão das Admissões

4.2.2. Gestão das Progressões

4.2.3. Gestão das Demissões

Gestão das Contribuições

5.1. Gestão do Desempenho

5.2. Gestão das Compensações

5.3. Gestão das Competências

Diagnóstico da Função GRH

6.1. Gestão da satisfação dos stakeholders

6.2. Gestão da eficiência da função GRH

No final deste módulo os participantes devem ter desenvolvido as capacidades de análise das principais políticas de Gestão de Pessoas, de identificação das suas possíveis aplicações e articulação com a Gestão Geral, sendo esta função que disponibiliza as competências necessárias à concretização do negócio da organização

Horário e Local

Este curso será ministrado nas instalações do ISCTE-IUL, em sala a anunciar, de acordo com o seguinte horário, que responde à solicitação do INE de Moçambique.

 

Avaliação

Este curso não tem avaliação, sendo que a presença nas aulas é obrigatória assim como o desenvolvimento de todos os trabalhos solicitados pelas docentes.

Certificação

No final será emitido um certificado de participação a todos os que assistirem a 80% das aulas e tiverem uma participação e realização de trabalhos considerada adequada pelas docentes.

Participantes

Dduas ações de formação, dirigida a quadros superiores do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique, em duas turmas de 12 formandos cada.

Metodologia

Seguindo a prática corrente das formações conduzidas pelo IPPS-ISCTE, a formação recorrerá a uma variedade de técnicas pedagógicas – tais como apresentações por parte dos formandos e formadores, disponibilização de bibliografia e documentos de apoio a cada módulo, análise de casos práticos e realização de dinâmicas e trabalhos de grupo – garantindo assim uma aprendizagem envolvente e apelativa para os formandos.

A preparação de materiais fica a cargo dos docentes, e será disponibilizado a todos os formandos via pdf.

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