Dúvidas sobre Cursos de Formação

O IPPS é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da qualidade das políticas públicas e sociais aos níveis local, regional, nacional e internacional. Fundado em 2011, o Instituto resulta da associação entre o Iscte e várias outras entidades dos setores público e social.

O IPPS é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à promoção da qualidade das políticas públicas e sociais aos níveis local, regional, nacional e internacional. Fundado em 2011, o Instituto resulta da associação entre o Iscte e várias outras entidades dos setores público e social.

Onde se realizam os cursos oferecidos pelo IPPS?

As atividades formativas do IPPS são principalmente realizadas nas instalações do Iscte embora alguns cursos se possam realizar em instalações a indicar pelo cliente e outras formações possam ser integralmente lecionadas em ambiente digital.

Quem são os docentes do IPPS?

As atividades do IPPS são dinamizadas primordialmente por docentes e investigadores do Iscte embora por vezes possamos contar coma participação de  técnicos e dirigentes de outras entidades associadas ou dos diversos especialistas que colaboram regularmente com o IPPS, indo ao encontro das necessidades dos nossos públicos-alvo no âmbito da capacitação para as políticas públicas e sociais.

Como posso efetuar a validação de documentação?

A matrícula/inscrição dos/as candidatos/as aceite em cursos conferentes de ECTs do IPPS-Iscte é feita por via eletrónica na plataforma Fénix, e presencialmente no Iscte para validação da documentação: verificação dos originais do documento de identificação e certificados de habilitação submetidos em candidatura (com obrigatoriedade de validação do Certificado de Licenciatura).

Para este ano letivo 2020/2021, este procedimento será realizado pela equipa do IPPS sendo que o mesmo poderá ser realizado através de:

- Agendamento via email de um atendimento presencial;

- Envio por correio de cópias dos documentos com reconhecimento do notário.

Excecionalmente, para este ano letivo, os/as estudantes estão dispensados/as de apresentar a documentação original desde que cumpram os seguintes critérios:

  • Estudantes com graus portugueses ou Estudantes com graus estrangeiros, mas que já foram objeto de registo em Portugal e que tenham anexado na candidatura o respetivo documento de identificação;
  • Estudantes com diplomas de universidades de países aderentes ao processo de Bolonha;
  • Estudantes que tenham concluído o grau no Iscte, mas que ainda não tenham pedido o respetivo diploma.

 

Os/as estudantes que estejam nas seguintes condições deverão fazer marcação para a apresentação de originais comprovativos de habilitação, com a máxima urgência:

  • Estudantes com graus estrangeiros que não tenham sido objeto de registo em Portugal e não se encontrem apostilados;
  • Estudantes nacionais ou estrangeiros que tenham apresentado nas candidaturas declarações de honra.

 

Mais se informa que a não apresentação nas condições previstas no ponto 2 conduz à anulação da matrícula /inscrição no respetivo curso.

Que descontos posso ter na propina?

 É possível que um curso oferecido pelo IPPS tenha os seguintes descontos:

- Funcionários e alunos do Iscte e Entidades Participadas - 20% de desconto

- Antigos alunos se sócios do Alumni Clube Iscte - 10% desconto

Estas possibilidades não abrangem todos os cursos. Deve sempre consultar o custo na página do curso em questão.

Que opções tenho para o pagamento das propinas das Pós-Graduações?

As propinas dos cursos de pós-graduação podem ser pagas de uma só vez no ato da matrícula/inscrição, ou em 9 prestações, e reporta sempre a um ano letivo. Consulto o nosso Regulamento de Propinas.

Como posso consultar a minha situação de propina e as referências multibanco para a liquidar?

Terá de enviar um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. a solicitar essa informação. Enviamos um recibo de pagamento sempre que uma prestação é liquidada.

Deixei passar o prazo da referência de multibanco para o pagamento das propinas, como posso regularizar o pagamento?

As referências multibanco que se encontram na sua fatura permanecem válidas mesmo após o prazo para pagamento, use-as assim que desejar pagar. No entanto, de acordo com o regulamento de propinas serão aplicadas multas por atrasos no pagamento. Não deixe acumular as prestações de propina, e se tiver alguma dificuldade em pagar não deixe de nos contactar. Juntos encontraremos uma solução.

Quais as consequências do não pagamento de uma, ou mais prestações da propina?

O não pagamento das prestações conduz ao bloqueio do sistema Fénix, ficando impossibilitado de realizar qualquer ato académico. Incorre também em multas por atraso de pagamento.

Que procedimentos devo seguir caso desista de um curso?

Caso pretenda desistir de um curso do IPPS-Iscte, deverá informar os serviços administrativos do IPPS sobre esta decisão por escrito, via email.

A desistência do curso dá origem ao reembolso da propina paga?

Não. Se desistir durante o primeiro semestre tem de pagar até ao mês (inclusive) em que nos apresenta o pedido por escrito. Se não existir um pedido formal de desistência a propina será cobrada na integra. A desistência a partir do inicio do segundo semestre conduz à cobrança da propina na integra.