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Mestrado Profissional em Digitalização na Administração Pública - 2024/2025

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Segunda-feira:
10h-13h
Terça a sexta-feira:
10h-13h | 14h30-18h

Resumo

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A 2.ª edição do curso é alvo de financiamento do Projeto "13 - Mais Digital", ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de aplicação nacional.

Na 2.ª edição do curso a propina é gratuita para os estudantes que trabalhem na Administração Pública portuguesa; é necessário o pagamento da taxa de candidatura e taxa de inscrição. Os estudantes que trabalhem na Administração Pública de outro país terão de pagar a propina na sua totalidade.

O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.


O Iscte, por via do IPPS, tem desempenhado um papel importante, ao longo dos anos, na formação profissional dos dirigentes públicos, superiores e intermédios, membros de gabinetes ministeriais e técnicos com funções de liderança ou coordenação de projetos de inovação, que importa incorporar e desenvolver em linha com as políticas públicas, qualificando e desenvolvendo competências requeridas nos organismos da Administração Pública, na lógica não só da transição digital mas, também, do aprofundamento da digitalização no processo de aprofundamento das democracias contemporâneas.

Deste contexto, e tendo em conta as necessidades da Administração Pública, ao nível da digitalização, nasceu o Mestrado Profissional em Digitalização na Administração Pública.

O Mestrado irá funcionar de modo à distância (plataforma Moodle e aulas via Zoom), com exceção da UC Trabalho de Projeto em Administração Pública e Digitalização, que será lecionada de forma presencial.

Objetivos

O Mestrado Profissional em Digitalização na Administração Pública tem como objetivos desenvolver as seguintes competências:

  • Reconhecer as exigências do atual contexto no que à transformação digital respeita;
  • Conhecer o processo de desenho de políticas públicas no quadro da transformação digital;
  • Promover o desenvolvimento de competências digitais que permitam o desenho de serviços públicos centrados nas necessidades atuais e futuras, dos cidadãos e empresas;
  • Promover o equilíbrio necessário entre dados e privacidade, no quadro dos princípios da ética e de funcionamento da Administração;
  • Promover a transição digital, através de técnicas e ferramentas ligadas ao big data, inteligência artificial e algoritmos;
  • Materializar a transformação digital através de projetos com aplicabilidade na Administração e nas Políticas Públicas.

Avaliação

Os momentos de avaliação das Unidades Curriculares irão decorrer ao longo do período letivo.

Para completar o curso, tem de efetuar todas as atividades solicitadas pelos docentes, cumprindo os prazos.

ECTS

60

Requisitos obrigatórios

  • 5 anos de experiência na Administração Pública.
  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos organizado segundo o processo de Bolonha;
  • Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
  • Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional reconhecido como atestando capacidade para realização do curso.

Requisitos recomendados

  • Domínio de leitura de língua inglesa.

Vagas

30

Plano Curricular

1º ANO | 1º SEMESTRE

Equipa docente

Diretor de Curso

Docentes

Preço

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A 2.ª edição do curso é alvo de financiamento do Projeto "13 - Mais Digital", ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), de aplicação nacional.

Na 2.ª edição do curso a propina é gratuita para os estudantes que trabalhem na Administração Pública portuguesa; é necessário o pagamento da taxa de candidatura e taxa de inscrição. Os estudantes que trabalhem na Administração Pública de outro país terão de pagar a propina na sua totalidade.

O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.


Preço da formação para futuras edições

  • Propina completa: 2500,00€ (isento de pagamento IVA)
  • Propina (estudantes internacionais): 5000,00€ (isento de pagamento IVA)
  • Taxa de Inscrição: 30,00€
  • Taxa de Candidatura: 70,00€

Consulte o nosso Regulamento de Propinas.

Horário

Cada UC tem a duração de 5 semanas.

Aulas síncronas

  • Quartas ou quintas-feiras* (17h00 - 19h00) - aulas online, via Zoom.

Aulas presenciais

  • Quartas-feiras (17h00 - 19h00) - aulas presenciais no Iscte

Trabalho assíncrono

  • 8h semanais

*Horário dependente das UCs. Calendário definitivo disponível em breve.

Data de realização

Aulas síncronas: 09 de outubro 2024 - 16 de abril 2025

Aulas presenciais: 07 de maio 2025 - 26 de maio 2025

Entrega de trabalho de projeto: 30 de setembro 2025

Datas de Candidatura

  Datas de Candidatura Divulgação de Resultados Matrícula e Inscrição
1.ª Fase Início: 21/03/2024
Fim: 15/05/2024
29/05/2024 Início: 29/05/2024
Fim: 11/06/2024

Devido ao elevado número de candidaturas, não serão abertas as 2.ª e 3.ª fases de candidaturas.

Documentos obrigatórios

  • Fotografia tipo passe em formato JPG
  • Cópia do documento de identificação
  • Certificado de Habilitações de Licenciatura - Documento comprovativo com a classificação final obtida para a conclusão do grau, e a respetiva escala positiva para certificados emitidos por instituições estrangeiras
  • Transcrição de notas com todas as unidades curriculares e classificações - Documento comprovativo das unidades curriculares realizadas para obtenção do grau, respetivas classificações e duração do curso
  • Currículo atualizado

Documentos facultativos

  • Certificados de outras formações relevantes

Após a sua Candidatura ter sido bem sucedida, terá de proceder à matrícula e inscrição no Curso.

A abertura dos cursos está condicionada a um número mínimo de matrículas efetivadas.

Critérios de Seriação e Seleção 2024/2025 | 2.ª Edição

Lecionado em Português

  • 50h aulas síncronas (17h-19h)
  • 200h trabalho assíncrono