Casos Pedagógicos sobre a Administração Pública portuguesa

A formação de profissionais deve tirar partido dos conhecimentos e competências dos formandos e da discussão e partilha através da análise de situações concretas que enfrentam na sua visa profissional. 

No caso da formação de dirigentes da Administração Pública (AP) - um dos eixos centrais da atividade do IPPS-Iscte - é fundamental estimular a reflexão dos formandos em torno da realidade nacional. No entanto, são escassos os casos pedagógicos oriundos da experiência da AP portuguesa. A utilização de casos de AP de outros países ou de contextos empresariais privados revela-se insatisfatória, por não ter em conta especificidades relevantes dos contextos sobre os quais incidem as formações. 

O projeto Casos Pedagógicos sobre a Administração Pública Portuguesa visa colmatar essa lacuna através da produção de casos pedagógicos e da promoção da sua utilização por doentes e estudantes do IPPS, do Iscte e de outras entidades de ensino e formação. 

Em particular, pretende-se com este projeto: 

  • sensibilizar os docentes de cursos de administração e de políticas públicas para o uso de casos pedagógicos como estratégia de ensino/aprendizagem;
  • capacitar docentes e discentes para a elaboração de estudos de caso; e
  • produzir, até ao final de 2021, um “Manual de Casos Pedagógicos sobre a AP portuguesa”, que possa ser usado como recurso pedagógico nos cursos do IPPS e do Iscte.

Mais informações estarão disponíveis em breve.