Inteligência Artificial na Administração Pública

O Centro de Competências de Inteligência Artificial para a Administração Pública (IA>AP) tem como objetivo promover a ligação entre os alunos, docentes e investigadores do Iscte, que têm conhecimentos e experiência na área de Inteligência Artificial, e as instituições da Administração Pública, que têm dados passíveis de exploração e problemas em que as técnicas abordadas nesta área do conhecimento podem ser traduzidas em vantagens práticas. 

O IA>AP prosseguirá o objetivo acima em várias dimensões: 

  1. Contribuir para um melhor conhecimento das aplicações de IA à administração pública em diferentes países, conhecer as iniciativas já realizadas ou em curso neste âmbito e mapear as principais oportunidades de aplicação da IA na AP portuguesa.  
  2. Implementar de experiências de envolvimento de parceiros da AP em unidades curriculares das licenciaturas e mestrados dos cursos tecnológicos do Iscte, tendo em vista a identificação e abordagem de problemas pelos alunos com recurso a ferramentas de IA. 
  3. Criar ofertas de formação na área adequadas a diferentes públicos de modo a fomentar a sensibilidade para o potencial de aplicação da área bem como para a adequação das soluções a vários tipos de problema. 
  4. Realizar um workshop anual para alunos e docentes do Iscte (e outros potenciais interessados) baseado em exemplos de aplicação de IA à AP.  
  5. Realizar de uma conferência anual sobre a utilização da IA na AP, envolvendo especialistas internacionais e um conjunto alargado de entidades da AP.
  6. Promover o desenvolvimento de projectos colaborativos para aplicação de IA na AP.

Mais informações estarão disponíveis em breve.