Em ano autárquico e a caminho da celebração dos 50 anos do poder local democrático, o Podcast Causa Comum, uma iniciativa do IPPS-Iscte, propõe uma série de 10 episódios sobre os grandes temas do poder local.
Até final do ano, todos os meses, vamos conversar sobre os processos de desconcentração e descentralização de políticas públicas, com especial atenção para a mais recente vaga de transferência de competências do estado central para as autarquias.
Com moderação de Paulo Tavares.
Acompanhe nas habituais plataformas de podcast:
Elisa Ferreira
As CCDR ficaram num limbo, sem legitimidade democrática para tomar decisões, nem orçamento
Luís Valente de Oliveira
Nós nunca estaremos contentes, porque haverá sempre um novo nível de desigualdades e de perceção de assimetrias regionais
No primeiro episódio do podcast “Causa Comum”, uma iniciativa do IPPS-Iscte, Elisa Ferreira e Luís Valente de Oliveira conversam sobre descentralização e desconcentração do poder local, e revisitam o tema da regionalização.
Luisa Salgueiro
É importante avançarmos com o processo de regionalização
Luísa Salgueiro foi a convidada do segundo episódio do podcast Causa Comum, gravado ao vivo no Grande Auditório do Iscte, durante o Fórum das Políticas Públicas 2025.
A autarca considera que os processos de descentralização edesconcentração, com a passagem de competências para as autarquias, são obras inacabadas, que devem ser acompanhadas e repensadas pelo poder central.
Causa Comum é um podcast do IPPS-Iscte que, num ano de eleições autárquicas, vai centrar-se nos grandes temas do Poder Central, com uma atenção especial aos processos de descentralização e desconcentração.