Resumo
O Governo português lançou em 2022 as Estratégias nacionais de reforço da presença de portugueses nas instituições europeias e nas organizações internacionais.
Essas estratégias passam pela promoção de ofertas formativas nas instituições de ensino superior, para as quais foram elaborados termos de referência em 2023/24, que contaram com o contributo do Iscte.
O IPPS-Iscte, com vasta experiência ao nível da formação avançada na área da administração e políticas públicas, não podia faltar a esta chamada.
Com a oferta formativa Acesso a Carreiras Europeias e Internacionais, que conta com a colaboração do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no quadro do Protocolo de Cooperação de 30 de maio de 2006, existente com esta Entidade, e igualmente com a colaboração da YEPSO! vamos ao encontro das referidas estratégias nacionais e da procura de formação especializada por parte de jovens e quadros profissionais que pretendem internacionalizar as suas carreiras.
Mobilizámos para o efeito investigadores do CEI-Iscte, bem como Diplomatas e profissionais com larga experiência de trabalho junto da União Europeia e de Organizações Internacionais.
Esta formação pretende, por um lado, preparar os formandos para os testes de conhecimento que são realizados nos processos de acesso às carreiras (módulo A), assim como dar conhecimento prático sobre esses processos (módulo B).
Coordenação científica: CEI-Iscte
Coordenação executiva: IPPS-Iscte
Destinatários
- Profissionais e estudantes interessados em aceder a carreiras europeias e internacionais
Vagas
25
Parceiros
Plano Curricular
Atualização de conhecimentos: preparação para os testes
- A Governança Global na Era Trump: multilateralismo e organizações internacionais, NATO e relações transatlânticas - Luís Nuno Rodrigues, Iscte (presencial e com acesso online)
- Instituições e Políticas Europeias: do Tratado de Lisboa aos atuais desafios estratégicos (desindustrialização, desigualdades, descarbonização, digitalização, defesa) - Ana Mónica Fonseca, CEI-Iscte e Pedro Seabra, Iscte
- Desafios da Economia Internacional: do Relatório Draghi ao regresso do Protecionismo - Ricardo Paes Mamede, Iscte
- Os BRICS e o Sul Global - Andres Malamud, ICS-ULisboa
- Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a sua execução: Agenda e Programas das Nações Unidas - Luís Mah, Iscte
- Direito Internacional: Asilo, Migrações e Direitos Humanos - Teresa Pina, Iscte
Conhecimentos práticos: processos de candidatura
- Carreiras e Oportunidades de emprego nas Organizações Internacionais: UN Jobs e Young Professionals Programme - Fátima Gonzalez, IDI-MNE
- Carreiras e oportunidades de emprego na UE: carreira dirigente e carreira técnica; CV e motivação; entrevistas; fontes de informação acerca de concursos e candidaturas - Simone Castelli, UE
- Preparação específica para os exames europeus: raciocínio, estudo de caso e testes de conhecimento - Formadores profissionais, empresa Yepso! (2 sessões, no mesmo dia)
- Competências digitais: literacia digital, comunicação, criação de conteúdos, segurança, resolução de problemas, gestão de perfis pessoais nas redes - Sofia Ferro Santos, Iscte
- Trabalho em Equipas Multinacionais e Multiculturais - Christine-Melanie Vauclair, Iscte
- Ação humanitária: sistema e oportunidades de carreira - Joana Azevedo, Iscte
- Contactos com Portugueses nas Instituições Europeias - IPPS-Iscte e IDI-MNE
- Contactos com Portugueses nas Organizações Internacionais - IPPS-Iscte e IDI-MNE
Equipa docente
Coordenação
Vice-Presidente
- IPPS-Iscte
Consultora em Assuntos Públicos
- Iberian Bridge Consultants
Formadores
Politóloga
- Iscte
Diretor
- Iscte-Sintra
Investigador Principal
- ICS-ULisboa
Professor Auxiliar
- Departamento de Economia Política (ECSH)
Preço
- Propina: 750,00€
ESTRUTURA DE DESCONTOS
- Trabalhadores das entidades associadas do IPPS-Iscte - 20% de desconto
- Alunos do Iscte - 20% de desconto
- Antigos alunos se sócios ALUMNI (se não é sócio saiba AQUI como efetivar a sua inscrição no clube) - 10% desconto
Horário
Pós-Laboral
Formação online, via Zoom (32h)*
- 20 de maio 2025 - 10 de julho 2025
-
Sessão de boas-vindas, 20 de maio de 2025, às 17h30, com representantes do IPPS-Iscte e CEI-Iscte, seguido da 1.ª sessão da Formação. No final, haverá um cocktail para os presentes.
- Conferência, 22 de maio de 2025, às 17h30,, seguida da 2.ª sessão da Formação.
-
- Terças e quintas-feiras (18h00 às 20h00)
*2 sessões presenciais, com acesso online (sessão de boas-vindas e conferência)
Datas de Inscrição
Até 13 de maio de 2025