Resumo
Uma parceria entre o Conselho Pedagógico, IPPS-Iscte e LIA-Iscte
O modelo transmissivo de ensino, baseado nas aulas expositivas e ainda hoje predominante no ensino superior, é comprovadamente ineficaz para a aprendizagem dos nossos alunos. Entre outras críticas, este não favorece a aprendizagem profunda nem o desenvolvimento de competências críticas, é desajustado tendo em conta que a atenção dos alunos diminui após 10-15 minutos de aula, e é francamente comparável a conteúdo disponível em Youtube ou outras fontes similares.
Os nossos alunos de hoje – profissionais de amanhã – precisam de resolver problemas e construir conhecimento, não apenas memorizá-lo.
Surge como resposta a estes desafios o modelo de ‘aprendizagem ativa’, envolvendo e posicionando os estudantes no centro do seu processo de
aprendizagem, e promovendo a interação e o pensamento crítico. Não é desenhado para substituir o método expositivo, mas complementá-lo, criando uma abordagem pedagógica equilibrada e eficaz.
A formação MAPEAES – metodologias ativas e participativas de ensino e aprendizagem no ensino superior – visa equipar Docentes do referencial científico e da experiência prática referentes à aplicação de metodologias de aprendizagem ativa no contexto do ensino superior. Assumirá uma índole maioritariamente prática, permitindo a cada Docente retirar da formação os métodos e as práticas que melhor se enquadrem no seu estilo e contexto específico de ensino.
Objetivos
- Conhecer o referencial científico no qual a aprendizagem ativa se baseia;
- Explorar as diferentes metodologias de aprendizagem ativa e os contextos
nos quais estas entregam melhores resultados; - (Re)Desenhar unidades curriculares aplicando abordagens pedagógicas
equilibradas; - Construir avaliação eficaz para a aprendizagem do século XXI.
Horas de formação
12h
Destinatários
- Docentes e Investigadores do Iscte
Vagas
20
Plano Curricular
Formador:
- André Pinho
Data e hora:
- 11 de março, 15h00-18h00
Conteúdos
- Introdução à aprendizagem ativa;
- Perspetiva construtivista da aprendizagem, aprendizagem situada, e conhecimento dialogicamente e socialmente construído;
- Pensamento complexo: pensamento crítico e pensamento criativo;
- Discussão de exemplos de práticas de aprendizagem ativa.
Formador:
- André Pinho
Data e hora:
- Data e hora: 19 de março, 15h00-18h00
Conteúdos
- Problemas e desafios nos contextos pedagógicos atuais;
- Aplicação prática coletiva de aprendizagem ativa;
- Melhores práticas na aplicação de aprendizagem ativa;
- Aplicação prática individual de aprendizagem ativa.
Formador:
- André Pinho
Data e hora:
- Data e hora: 24 de março, 15h00-18h00
Conteúdos
- Consolidação e discussão dos desafios na aplicação prática;
- Recolha de inteligência coletiva sobre resultados de aprendizagem ativa;
- Desvantagens da aprendizagem ativa;
- Abordagens pedagógicas equilibradas.
Formadora:
- Joana Costa
Data e hora:
- 31 de março, 15h00-18h00
Conteúdos
- Práticas de avaliação que melhoram a aprendizagem;
- Avaliação autêntica e avaliação tradicional;
- Seleção e criação de métodos de avaliação autênticos;
- Importância da avaliação formativa.
No final deste módulo 4 (17h00-18h00) terá lugar a avaliação formal da formação.
Equipa docente
Formadores
Preço
Gratuito
- Curso exclusivo a docentes e investigadores do Iscte
Horário
Laboral
Formação presencial (12h)
Sessões | Data | Hora | Sala |
Módulo 1 | 11/03/2025 | 15h00 -18h00 | AA4.06 (clube Iscte) |
Módulo 2 | 19/03/2025 | 15h00 -18h00 | AA4.06 (clube Iscte) |
Módulo 3 | 24/03/2025 | 15h00 -18h00 | AA4.06 (clube Iscte) |
Módulo 4 | 31/03/2025 | 15h00 -18h00 | AA4.06 (clube Iscte) |
Datas de Inscrição
O período de inscrições pode encerrar antes do dia anunciado caso a edição fique completa.
Até 07 de março de 2025