Resumo
Uma parceria entre o Conselho Pedagógico, IPPS-Iscte e LIA-Iscte
No ambiente académico atual, o recurso a práticas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem é fundamental para acompanhar as transformações societais com impacto nos sistemas de ensino e a crescente diversidade de perfis dos estudantes que ingressam nas instituições de ensino superior. Nesse contexto, as metodologias ativas e participativas apresentam-se como uma abordagem dinâmica, que potencia a construção do conhecimento de forma colaborativa e comprometida por parte dos diferentes intervenientes no processo de ensino.
A formação em "Metodologias Ativas e Participativas de ensino e aprendizagem no Ensino Superior", dirigida a docentes e investigadores, tem como objetivo central a abordagem a metodologias ativas, que promovam o envolvimento e a participação do estudante nas práticas pedagógicas desenvolvidas, enquanto elemento central do processo de aprendizagem. Ao longo da formação, as/os participantes terão a oportunidade de refletir sobre as suas próprias práticas, experimentar novas estratégias e desenvolver competências que promovam processos de ensino mais ativos, significativos e colaborativos.
O Curso irá decorrer de forma presencial, no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e online, via Zoom.
A inscrição é efetuada por módulo no separador "Plano Curricular".
Objetivos
- Conhecer os fundamentos teóricos das metodologias ativas e participativas.
- Explorar diferentes estratégias e ferramentas para a implementação dessas metodologias em sala de aula.
- Promover a reflexão sobre o papel do docente no processo de ensino e aprendizagem ativo.
- Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e adequadas ao contexto do ensino superior.
- Estimular a colaboração, a autonomia e o pensamento crítico dos estudantes
Horas de formação
12h
Destinatários
- Docentes e Investigadores do Iscte
Vagas
20
Plano Curricular
INSCRIÇÃO
Formadores:
- Rita Jerónimo
- Sara Soares
Data e hora:
- 08 de novembro 2024 (14h00 - 16h30)
Sala: AA4.06
Objetivo
O aparente declínio na capacidade de pensar de forma crítica e criativa tem-se afirmado como uma preocupação enfática. A promoção de uma aprendizagem activa surge como resposta a essa preocupação. Neste primeiro módulo, iremos propor um quadro conceptual e teórico para enquadrar a aprendizagem ativa como uma aprendizagem situada no contexto de quem aprende, dialógica, e co-construída em interação social.
Conteúdos
- Introdução à aprendizagem ativa;
- Perspetiva construtivista da aprendizagem, aprendizagem situada, e conhecimento dialogicamente e socialmente construído;
- Pensamento complexo: pensamento crítico e pensamento criativo;
- Discussão de exemplos de práticas de aprendizagem ativa.
INSCRIÇÃO
Formadores:
- Sofia Sá
Data e hora:
- 14 de outubro 2024 (14h00 - 16h30)
Módulo online
Objetivo
O uso de metodologias ativas em sala de aula é amplamente reconhecido como uma prática eficaz no Ensino Superior, indicada por Chickering e Gamson em 'Seven Principles For Good Practice in Undergraduate Education'. Apesar da eficácia comprovada por décadas de investigação, a metodologia expositiva ainda é frequentemente utilizada em aulas teóricas. Neste workshop vamos abordar os conceitos principais e experienciar em primeira mão momentos ativos.
Conteúdos
- Diferenciar metodologias ativas de interativas e passivas;
- Descrever 3 vantagens das metodologias ativas em contexto de ensino superior;
- Descrever 3 desafios da implementação de metodologias ativas;
- Listar 3 estratégias de metodologias ativas para aulas teóricas.
INSCRIÇÃO
Formadores:
- Sofia Sá
Data e hora:
- 28 de outubro 2024 (14h00 - 16h30)
Módulo online
Objetivo
Quando pensamos em Metodologias Ativas, muitas vezes imaginamos atividades demoradas e complexas de preparar e implementar. Neste workshop, iremos abordar atividades Flash: simples no planeamento, rápidas na execução e eficazes em aumentar a participação, interesse e atenção dos estudantes durante a aula.
Conteúdos
- Enumerar 4 atividades Flash;
- Descrever o processo de implementação de 4 atividades Flash;
- Adaptar 4 atividades aos conteúdos da UC;
- Criar os materiais necessários à implementação de 4 atividades Flash.
A realização do Módulo 4 apenas é possível para inscritos que tenham concluído o Módulo 1
INSCRIÇÃO
Formadores:
- Rita Jerónimo
- Sara Soares
Data e hora:
- 22 de novembro 2024 (10h30 - 13h00)
Sala: C2.05
Objetivo
Neste módulo, retomaremos os princípios e práticas discutidos no Módulo 1. Com base nas reflexões, propostas e artefatos recolhidos pelas pessoas participantes, exploraremos práticas específicas de forma mais aprofundada, de acordo com os seus interesses e preocupações.
Conteúdos
- Enunciar e explicar os quadros teóricos subjacentes à aprendizagem ativa analisados;
- Discutir a articulação entre os princípios teóricos e as práticas pedagógicas;
- Analisar criticamente práticas de aprendizagem ativa;
- Adaptar ou criar práticas de aprendizagem ativa teoricamente sustentadas.
INSCRIÇÃO
Formadores:
- Joana Costa
Data e hora:
- 14 de novembro 2024 (11h00 - 13h00)
Sala: AA4.06
Objetivo
Um ensino centrado no desenvolvimento de competências exige uma nova abordagem aos métodos de avaliação. Avaliar apenas o conhecimento dos estudantes já não é suficiente, é fundamental verificar a sua capacidade de aplicar esse conhecimento em contextos reais e complexos. Neste sentido, os métodos mais tradicionais de avaliação, como os testes e exames, nem sempre permitem aferir esta aplicação de forma eficaz. Este módulo irá explorar métodos de avaliação autêntica, promovendo um alinhamento mais próximo com os objetivos de aprendizagem das unidades curriculares que fomentam o desenvolvimento de competências nos alunos.
Conteúdos
- Práticas de avaliação que melhoram a aprendizagem
- Avaliação autêntica e avaliação tradicional
- Seleção e criação de métodos de avaliação autênticos
- Importância da avaliação formativa
Equipa docente
Formadores
- Departamento de Psicologia Social e das Organizações (ECSH)
- Departamento de Tecnologias Digitais Aplicadas (SINTRA)
Preço
Gratuito
- Curso exclusivo a docentes e investigadores do Iscte
Horário
Laboral
Formação presencial (12h)
Sessões | Data | Hora | Sala |
Módulo 1 | 08/11/2024 | 14h00 – 16h30 | AA4.06 (clube) |
Módulo 2 | 14/10/2024 | 14h00 – 16h30 | Online |
Módulo 3 | 28/10/2024 | 14h00 – 16h30 | Online |
Módulo 4 | 22/11/2024 | 10h30 – 13h00 | C2.05 |
Módulo 5 | 14/11/2024 | 11h00 – 13h00 | AA4.06 (clube) |
Datas de Inscrição
O período de inscrições pode encerrar antes do dia anunciado caso a edição fique completa.
Até 07 de outubro de 2024