Escolha o seu idioma

Descentralização, desconcentração e regionalização

O que pensam os Portugueses 2025

Neste relatório, procuramos compreender o que pensam os portugueses sobre municipalismo, desconcentração e descentralização de responsabilidades nas políticas públicas e regionalização.

Num ano de eleições autárquicas, quando nos aproximamos de cinco décadas de poder local democrático e num momento em que o nível de competências transferidas da Administração Central para os municípios e regiões administrativas é já significativo, faz sentido perceber de que forma a sociedade portuguesa olha para este processo.

Pode consultar o relatório completo no botão localizado no lado direito da página.


O que é que procurámos compreender?

Os portugueses e o municipalismo

Os portugueses, a descentralização e a desconcentração das políticas públicas

Os portugueses e a regionalização


Ficha Técnica

Este relatório baseia-se num inquérito a indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos residentes em Portugal Continental.

Foram contactados 14.297 números telefónicos elegíveis e obtidas 3.059 entrevistas telefónicas válidas, com uma taxa de resposta de 21,4%.

A amostra foi construída por forma a garantir a representatividade a nível de NUTS II e foram aplicadas quotas de sexo, idade, região e instrução em linha com os censos de 2021.

Considerando um grau de confiança de 95%, a margem de erro é de: 2% para Portugal Continental; 3% para a região Norte; 4% para a região Centro e Lisboa e Vale do Tejo; 5% para o Alentejo e Algarve.

O trabalho de campo foi realizado pela GfK Metris por 59 entrevistadores com experiência e formação, e decorreu entre os dias 13 de fevereiro e 14 de abril de 2025 (nos dias úteis entre as 17h e as 22h e ao fim-de-semana entre as 11h e as 22h) através de entrevista telefónica, pelo sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing), com base em questionário elaborado pelos autores deste relatório.

Relatório Completo